São Paulo, Segunda-feira, 15 de Março de 1999
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Esqui parece mais completo

OTÁVIO DIAS
enviado especial a Aspen

Quando surgiu a oportunidade de passar uma semana em Aspen, no Colorado, pude escolher entre aprender a esquiar ou a fazer snowboard. Optei pelo esqui. Embora o snowboard pareça ser bastante divertido -e sem dúvida seus praticantes chamam a atenção com seu visual moderno-, o esqui me parece um esporte mais completo.
E Aspen, devido à infra-estrutura impecável de seus quatro centros de esqui, com pistas adequadas a cada fase do aprendizado, à qualidade da neve e ao excelente nível dos professores, é o lugar ideal para se iniciar no esporte.
A temporada começa em 21 de novembro e vai até 18 de abril. O fim do ano é um período excepcionalmente caro e cheio. Janeiro é uma boa época, mas faz bastante frio e escurece cedo. Fevereiro e março são os meses ideais. Neva bastante, mas, com sorte, pode-se pegar vários dias ensolarados.
Nesses meses, a qualidade da neve costuma ser muito boa. Aspen é conhecida por ter neve fofa e seca, o que facilita a vida dos iniciantes.
De qualquer forma, é difícil se decepcionar. Se não nevar o suficiente, eles fazem neve por meio de um sofisticado sistema de neve artificial. E todas as noites máquinas percorrem as principais pistas para aplanar o terreno e revolver a neve, deixando-a lisa.
Quanto às aulas, há diversos esquemas. O professor particular é a melhor opção, mas é muito caro, custa US$ 290 por meio dia e US$ 430 o dia inteiro.
Uma boa idéia é se juntar a um grupo, que, em geral, não costuma ter mais do que quatro pessoas.
No nível intermediário, as aulas em grupo são para três alunos, mas, se não houver outros de seu nível, você pode ter a sorte de ter um professor só para você.


Otávio Dias viajou a convite da Aspen Skiing Company e da American Airlines.

Texto Anterior: Esqui x Snowboard: Neve esquenta a economia do Colorado
Próximo Texto: Snowmobile aquece o corpo
Índice

Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.