São Paulo, segunda-feira, 15 de maio de 2000


Envie esta notícia por e-mail para
assinantes do UOL ou da Folha
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

PORTUGAL
Cidade de Fátima, visitada pelo papa no fim-de-semana, vive do turismo religioso
Suvenir encarece perto do santuário

EM PORTUGAL

Ao entrar no centro mariano de Fátima, cidade visitada pelo papa João Paulo 2º no último fim-de-semana, é difícil ignorar para onde converge toda a marcha humana. O destino é o santuário de Nossa Senhora do Rosário de Fátima, complexo que reúne, além da basílica e da Capelinha das Aparições, a azinheira (uma espécie de carvalho) remanescente do local onde o milagre teria ocorrido e os conventos que rodeiam o seu núcleo.
A fé e o comércio que vive do turismo religioso preenchem o cotidiano desse local que é ponto de peregrinação desde 13 de maio de 1917, quando três crianças camponesas disseram ter visto a Virgem Maria.
O público que consome as lembranças de Fátima paga mais pelo mesmo item, seja lenço, folheto, terço ou cartão-postal, conforme se aproxima do santuário.
Um suvenir simples, como uma pequena imagem de Nossa Senhora de gesso, por exemplo, pode variar de US$ 2, em lojas próximas à rodoviária, a US$ 4, a algumas dezenas de metros do local sagrado.
Os peregrinos brasileiros recebem uma atenção toda especial nas lojas que comercializam o vídeo que traz a história das aparições marianas.
Não falta a versão da fita feita para o sistema PAL-M, próprio da transmissão televisiva no Brasil.

Beatificação
A razão da visita do papa no último fim-de-semana foi a beatificação dos irmãos Francisco e Jacinta Marto, duas das três crianças pastoras que afirmaram ter testemunhado, há 83 anos, a primeira aparição da Virgem Maria nas colinas de Fátima.
Francisco e Jacinta morreram de pneumonia aos 10 e 9 anos, respectivamente. Lúcia, então com 10 anos, vive atualmente como freira reclusa.
A Congregação para a Causa dos Santos anunciou que reconhece o poder de intercessão dos irmãos na recuperação milagrosa de uma portuguesa, que voltou a andar depois de ter passado 22 anos numa cama.
Quando apareceu às três crianças, em 1917, a Virgem Maria teria lhes confiado três segredos.
O terceiro deles nunca foi revelado ao público, e especula-se que ele se refira a um holocausto nuclear ou seja uma mensagem de esperança.
A primeira revelação feita por Nossa Senhora às três crianças tem relação com a morte prematura de Jacinto e Francisca, e a segunda diz respeito ao fim da Primeira Guerra Mundial, à eclosão da Segunda Guerra e ao fim do comunismo.
(JEFFERSON RODRIGUES)

Site: www.santuario-fatima.pt


Texto Anterior: Cânticos mouros teriam originado canção fadista
Próximo Texto: Cidade espera número recorde de visitantes
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.