UOL


São Paulo, segunda-feira, 15 de setembro de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Livraria-bar acolhe fugitivos do frio

NO RIO DE JANEIRO

"Por que não há mais livrarias assim em São Paulo?" é uma pergunta que pode passar na cabeça de quem entra na livraria Travessa ou na Prefácio. A fórmula "vender livros, comida e bebidas", em que se misturam xícaras e pratinhos às estantes de livros de forma literalmente integrada, tem mais representantes no Rio.
Em São Paulo, há a Boa Vista, mas, em geral, as livrarias têm cafés separados da área dos livros. A Prefácio, no Botafogo, tem mezaninos repletos de mesas. As estantes ficam coladas às mesas. Ali são servidas comidas, como quiches, empadas, coxinhas e um delicado couvert -uma cesta com pães acompanhada de cogumelos gratinados, berinjela caponata e tomates secos-, e bebidas para todos os gostos, de chope Warsteiner a cafés, passando por vinhos.
Das caixas de som instaladas na parede sai uma música suave, a voz de Billie Holiday lamenta seus amores, o trompete de Miles Davis homenageia o bispo sul-africano Desmond Tutu.
O melhor é que a Prefácio, que parece singular e exclusiva, não é a única livraria carioca com esse vezo. Há a livraria Travessa.
Quem veio antes? Não importa. Em qual ir primeiro? Tampouco. Importa, sim, que se visite as duas ou outras mais, já que a Travessa tem várias lojas.
As pessoas que vão ali parecem achar que a fórmula é certeira. Quando os atendentes começam a dar sinal de que o lugar vai fechar, ninguém se abala. "Temos sempre que insistir que o bar está fechando. Em última instância, trazemos a conta e dizemos: fechou", diz o garçom. (HL)

Livrarias - Prefácio: rua Voluntários da Pátria, 39, Botafogo, tel.: 0/xx/21/2527-5699; de segunda a sábado, das 10h às 23h, aos domingos, das 17h às 23h; Travessa: rua Visconde de Pirajá, 572, Ipanema, tel.: 0/xx/21/3205-9002; de segunda a sábado, das 9h à 0h, aos domingos, das 12h à 0h; www.travessa.com.br. Em São Paulo - Boa Vista: av. Brigadeiro Faria Lima, 2007; tel.: 0/xx/11/3031-4158; de segunda a sexta, das 9h às 19h, aos sábados, das 10h às 18h; www.livrariaboavista.com.br.


Texto Anterior: Casarão de 1896 abre de domingo
Próximo Texto: Nova Inglaterra: Tijolo rubro em Boston lembra colonização
Índice


UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.