São Paulo, Segunda-feira, 15 de Novembro de 1999
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

METRÓPOLE DE BOMBACHAS
Capital gaúcha guarda pontos culturais importantes e oferece pôr-do-sol no rio Guaíba
Porto Alegre associa beleza a cultura

da enviada especial à serra gaúcha

A capital dos gaúchos é uma cidade moderna com eficiente infra-estrutura turística. Nascida às margens do rio Guaíba e estrategicamente equidistante do eixo Rio-São Paulo e das capitais platinas Buenos Aires e Montevidéu, Porto Alegre tem grandes parques, ruas de comércio intenso e refinados bairros residenciais. É o mais expressivo ponto comercial e industrial da região Sul do país.
Pródiga em espetáculos e eventos culturais, no clima e nos hábitos revela-se a mais européia das capitais estaduais.
Apesar de todo o seu desenvolvimento e eficiência, a capital gaúcha mantém seu espírito humano e de cidadania. Assim, os visitantes são bem recebidos e convidados a desfrutar de tudo o que Porto Alegre oferece. Trata-se de uma cidade cosmopolita com charme de província.

Arquitetura à vista
O visitante que lá chegar, seja a trabalho ou a turismo, não pode deixar de ver as belezas arquitetônicas do palácio Piratini, sede do governo estadual, do teatro São Pedro, do Museu de Artes do Rio Grande do Sul, que hoje guarda a maior coleção de obras de arte do Estado, e da Casa de Cultura Mário Quintana.
O prédio foi construído no início do século e serviu de sede para o hotel Majestic -cujo apogeu foi nos anos 30 e 40 e que serviu de residência ao poeta Mário Quintana.
Restaurado em 1980, o edifício passou a abrigar um dos mais completos centros culturais da América Latina.
Além de ser um local agradável para um happy hour, também proporciona ao visitante um belo espetáculo, que é motivo de orgulho para os porto-alegrenses: o pôr-do-sol no rio Guaíba. (CV)


Texto Anterior: Colônia é museu vivo sobre a imigração
Próximo Texto: Aviação: Chefs levam menu de bordo às alturas
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.