São Paulo, segunda-feira, 16 de fevereiro de 2004

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

História dribla Quarta-Feira de Cinzas

DA ENVIADA ESPECIAL

Foliões esgotados encontrarão um cenário tranqüilo e com ares rurais para se recuperar da agitação carnavalesca ao visitar o Instituto Ricardo Brennand na Quarta-Feira de Cinzas, quando o museu medieval do castelo São João e a pinacoteca funcionarão das 9h às 17h. A entrada é gratuita.
Para quem visita Pernambuco pela primeira vez, observar as telas do pintor holandês Frans Post expostas ali é um atalho mágico para conhecer mais detalhes da história do Estado.
Integrante da comitiva do príncipe Maurício de Nassau, Post chegou ao Brasil em 1637. À semelhança de um turista bem impressionado que fotografa tudo o que vê, o artista retratou em suas pinturas detalhes da paisagem pernambucana da época.

Olho mágico
As imagens permitiram que a Europa visualizasse o Novo Mundo, até então só relatado em cartas, e foram cotadas como as mais refinadas produzidas no continente americano. O conjunto de quadros -somando 15 telas- é propriedade particular do excêntrico empresário do setor ceramista Ricardo Brennand. (TD)


Instituto Ricardo Brennand - Rua Engenho São João, Gleba B, V

árzea, Recife, tel.: 0/xx/81/2121-0351; www.institutoricardobrennand.org.br.


Texto Anterior: Delírio de colecionador do PE reúne armas e arte
Próximo Texto: Olinda fantasia de crianças a gente grande
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.