São Paulo, quinta-feira, 16 de fevereiro de 2006

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

CARNAVAL

Célebre pelas máscaras e pontuada por bailes, comemoração veneziana culmina com performance de equilibrista

"Vôo do anjo" é auge da festa veneziana

DA REDAÇÃO

Enquanto nossas madrinhas de bateria se requebram e os trios elétricos fazem tremer as avenidas, bailes medievais e mascarados à moda setecentista comemoram a mesma festa -a quilômetros e séculos de tradição de distância-, em Veneza.
Neste ano, o Carnaval veneziano começa no próximo sábado e vai até dia 28. Os principais eventos serão na piazza San Marco, palco do baile inaugural, no dia 18, com danças de 1700 e 1800, de peças de teatro e de concertos.
O uso de máscaras em Veneza data dos anos 1200 e representava uma maneira de viver uma "loucura legal", ou seja, escondidos pelo ornamento, os venezianos se permitiam quase tudo. No começo do século 14, surgiram leis que restringiam as traquinices mascaradas, na tentativa de brecar a decadência moral.
Em 1608, as máscaras passaram a ser permitidas só no Carnaval e nos banquetes. Depois, os mascarados foram proibidos nos cassinos durante o ano todo, já que os nobres usavam do artifício para se esconder dos seus credores.
Assim, o Carnaval perdeu fôlego, até ser proibido no século 17, voltando com força na década de 70 do século passado. Desde então, a cada ano, é escolhido um tema que rege a festa -que atrai até 1 milhão de pessoas. Os temas deste ano são a China e o teatro.
Uma das maiores tradições é o "vôo do anjo", que remonta aos anos 1500, quando um jovem acrobata turco andou sobre uma corda de um barco até o alto do campanário de San Marco, com a ajuda de um bastão.
A façanha fez tanto sucesso que o evento começou a se repetir, no início com acrobatas profissionais, depois com outros aventureiros. Uma série de acidentes fez que o homem fosse substituído por uma pomba de madeira, que espalhava flores e confete na descida. Nos últimos anos, com medidas de segurança mais cautelosas, a escultura deu lugar a um artista profissional, que refaz o percurso do turco destemido. Em 2006, o vôo será no dia 19/2.
O encerramento da festa, na noite do dia 28, terá concerto e show pirotécnico.


Texto Anterior: No gelo: Diversão no Canadá acontece abaixo de 0C
Próximo Texto: Tombado: "Folia de Momo" da Bolívia é protegida pela Unesco há 11 anos
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.