São Paulo, segunda-feira, 16 de abril de 2001

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

MISTÉRIOS DO CEARÁ

Rendeiras e artesãos da areia completam paisagem; Cumbuco tem diversão com bugues

Falésias formam labirinto colorido na beira do mar

DA ENVIADA ESPECIAL AO CEARÁ

É fácil perder o rumo no labirinto alto, que parece não ter fim, formado pelas falésias. Vale a pena, porém, andar em busca da saída. A cada curva, suas cores vão se transformando: partem de tons avermelhados, passam pelo amarelo e terminam no branco.
No meio do caminho, exímios artesãos enchem garrafinhas -pelas quais cobram a partir de R$ 2- com areia retirada das falésias, formando desenhos multicoloridos (as cores primárias são obtidas com ajuda de corantes). No fim da jornada, uma bica de água doce brota à beira-mar.
Ironicamente, o nome desse local é Morro Branco, por causa de uma duna de areia branca localizada no canto direito da praia. Parte do município de Beberibe (a 87 km de Fortaleza), Morro Branco é um dos principais pontos da Costa do Sol Nascente, ou litoral leste do Ceará.
Por estar paralelos ao Equador, os 673 km da costa cearense se dividem em leste e oeste, diferentemente do que ocorre com as faixas litonâneas mais ao sul do país.
A região do leste -dos pescadores, das rendeiras, do artesanato e dos coqueirais- também é conhecida pelas praias de Canoa Quebrada e Porto das Dunas, entre muitas outras.
Na Costa do Sol Poente, no oeste, são as enormes dunas móveis e fixas, os manguezais, as lagoas e as jangadas que chamam atenção. Não muito longe de Fortaleza, em Cumbuco (27 km da capital), uma das maiores diversões é explorar as dunas de bugue.
O clima do passeio, o turista escolhe: pode ser calmo e tranquilo, apenas para apreciar a paisagem, ou "com emoção". Na segunda opção, a sensação é a de estar num carrinho de montanha-russa.

"Encangando o grilo"
Um passeio por essas praias exige um mínimo de tempo disponível. Na falta dele, nada melhor do que dar um pulinho à praia do Futuro, só para "encangar o grilo" (não fazer nada, em bom "cearensês") e ver o dia morrer com um copo de cerveja na mão, sentado em uma das espreguiçadeiras espalhadas na beira do mar.
A praia do Futuro é a única própria para o banho no perímetro urbano. É pontuada por barracas, algumas com música ao vivo, outras com shows humorísticos. É o lugar ideal para comer caranguejo, o que, aliás, é de lei. (RGV)


Texto Anterior: Ícone de Fortaleza está na praia da índia Iracema
Próximo Texto: Fernando Gabeira: Uma visão da história de Cuba em "Antes do Anoitecer"
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.