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Construção iniciada por ordem de bispo no século 18 denota força da instituição católica no passado
Aqueduto em Morelia é obra da igreja
DO ENVIADO ESPECIAL AO MÉXICO
O núcleo histórico de Morelia é
símbolo de uma trajetória construída sobre os escombros morais
de sucessivos golpes, rebeliões e
execuções. Cenário e agente de
marcos como a independência do
país, em 1810, a cidade revela, a
cada passo dado pelo visitante,
um momento ou um personagem
determinante para a conformação do México de hoje -seja nos
templos e seminários católicos
onipresentes, seja no muralismo
de artistas como Alfredo Zalce
(1908-2003), tido como um dos
principais herdeiros do legado de
Diego Rivera, morto em janeiro.
Há, contudo, um aspecto que
chama especialmente a atenção: o
papel determinante da igreja em
momentos-chave do desenvolvimento econômico ou das mudanças políticas atravessadas ao longo dos séculos.
Face aparente desse poderio, as
catedrais e capelas espalhadas por
Morelia (e, de resto, por todo o
Estado) guardam, nos blocos de
pedra de cantaria rosa de suas paredes, o peso de cúmplices da história. Não como testemunhas de
episódios marcantes, apenas, mas
como definidoras do que viria a
ser, por exemplo, o riscado urbano de Morelia.
Apenas para ilustrar: um dos
atrativos evidentes da cidade é seu
aqueduto, uma sucessão incrível
de arcos (253, ao todo) que se estende por 1,7 quilômetros. Não
bastasse o apelo natural de uma
obra por si só chamativa, ela se reveste de significado quando se sabe o que a gerou.
Corre a segunda metade do século 18. Os habitantes de Morelia
vivem um momento crítico de falta de opções de trabalho. De outro
lado, o problema crônico de abastecimento de água atinge níveis
insuportáveis.
Bingo! O bispo Antonio de San
Miguel junta as duas pontas do
problema e sai em busca de fundos para erguer o aqueduto, que
esteve em operação por 125 anos,
até 1910. Faz, em nível regional e
mais de um século antes, uma
versão mexicana do New Deal de
Franklin Roosevelt -se não há
trabalho, crie-se (ou financie-se)
frentes que absorvam a mão-de-obra desocupada.
É só um exemplo prático da
postura ativa da igreja de então,
numa fase em que ela e o Estado
se confundiam. Não quer dizer
que tenha sido sempre assim. O
relacionamento amistoso entre as
partes, com a anuência dos fidalgos crioulos (como eram chamados os espanhóis radicados na colônia), era favorecido pela falta de
um Exército regular no século 17.
O caldo começou a entornar na
segunda metade do século seguinte, a partir do descontentamento com o cerco crescente da
Coroa espanhola -leia-se, com o
sucessivo aumento de impostos.
O desfecho de sucessivos desentendimentos foi a expulsão dos jesuítas pela Coroa, em 1767.
Com a Espanha tomada por Napoleão em 1808, criou-se o contexto ideal para insurreições. E
elas vieram por mãos "abençoadas". O primeiro a incitar os mexicanos a pegar em armas é o padre Miguel Hidalgo, em 1810. A
rebelião é controlada, e Hidalgo,
executado um ano depois. Outro
padre assumiria as rédeas em
1814: José María Morelos -tido
como grande mártir da independência e fonte inspiradora do nome de Morelia, ainda então chamada de Valladolid. A independência só viria em 1821, seis anos
após a execução de Morelos.
Entre a independência e a Revolução de 1910 (em reação à 17ª!
reeleição de Porfírio Díaz), houve
mais turbulências -inclusa aí
uma segunda tentativa de imposição de monarquia, após o breve
período do autoproclamado imperador Agustín de Iturbide, de
1821 a 1823. A nova investida não-republicana resultou em mais um
"paredón", em 1867, do arquiduque austríaco Maximiliano de
Habsburgo (imagem retratada
numa obra de Édouard Manet).
Parte desta trajetória de conflitos é contada visualmente em
murais como o que Zalce deixou
em 1962 nas paredes do atual Palácio do Governo, antigo seminário de San Pedro, construído em
1732 no centro histórico moreliano -e aberto à visitação também
para os que não privam de audiência com o governador michoacano, Lázaro Cárdenas Batel,
neto do ex-presidente Cárdenas.
(ISRAEL DO VALE)
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