UOL


São Paulo, segunda-feira, 16 de junho de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Próxima da Sicília, ilha no Mediterrâneo é desconhecida de brasileiros como opção de curso

Inglês em ilha no Mediterrâneo atrai por história e festa

DA REPORTAGEM LOCAL

Uma ilha mediterrânea perto da Sicília (Itália) e do norte da África onde se fala inglês. É assim que Mariana Pereira Silveira Corrêa,16, de malas quase prontas para o arquipélago no final deste mês, discorre aos amigos sobre Malta, o país onde estudará inglês por três semanas.
A decisão tomada pelos pais de Mariana para estudar nessa ilha ocorreu há quatro meses, pois eles queriam que ela estivesse num local distante dos efeitos da guerra.
Embora tenha pensado na Califórnia, o fato de ela já ter ido aos EUA quatro vezes contou para que ela optasse por conhecer um outro país. Mariana visitará a Itália e a França no fim do curso.
"Malta é incrivelmente popular entre os europeus. A Itália manda 9.000 [para estudar inglês] por ano", diz Marcos Calliari, diretor da EF Educação Internacional, escola que levará a primeira turma de adolescentes ao país neste mês.
A vantagem de um local como esse é a de que haverá menos conterrâneos para usar o português. O clima da ilha também agrada duplamente aos brasileiros. No verão, são 12 horas de sol, e os estudantes promovem muitas festas. "A escola é um luxo, e a vida noturna ultra-agitada", diz Alfredo Spínola, da Wind.
Eduardo Camargo, presidente da Belta, porém, diz acreditar que o local não seja um mercado para gerar interesse entre brasileiros.
Já Mariana, que pesquisou muito sobre a ilha de 316 km2, diz haver "muita história". De fato, devido à sua posição estratégica no Mediterrâneo, Malta foi ocupada por importantes civilizações ao longo da história, incluindo árabes, romanos, os chamados cavaleiros de Malta e tropas napoleônicas a caminho do Egito em 1798.
Na Segunda Guerra Mundial, foi um dos pontos estratégicos para o Exército dos EUA invadir a Sicília. O país, que esteve sob a proteção do Reino Unido, tornou-se independente em 1964.
(MARGARETE MAGALHÃES)


Texto Anterior: Cursos
Próximo Texto: Trabalho no exterior requer estratégia
Índice


UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.