São Paulo, segunda, 16 de novembro de 1998

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

SAFÁRI NA ÁFRICA
No habitat situado dentro do parque Ngorongoro, na Tanzânia, vivem leões, rinocerontes e flamingos
Cratera vulcânica aprisiona animais

na África

A área de conservação de Ngorongoro, vizinha ao Serengueti, na Tanzânia, impressiona pela paisagem, dominada por crateras de vulcões extintos, picos de mais de 3.000 metros de altitude, lagos cintilantes e vales verdes.
O ponto alto de Ngorongoro, reconhecido em 1978 como Patrimônio da Humanidade, é a cratera de Embagai, com 265 Km2, formada quando o cone de um vulcão desmoronou após entrar em erupção.
A altura entre a borda da cratera, onde estão situados os hotéis, com vistas espetaculares para o interior, e o chão é de 610 metros.
Embagai é habitat de um grande número de animais, que, devido à abundância de água, pasto e caça, não precisam sair para garantir sua sobrevivência.
Além de todos os grandes predadores, como leões, leopardos e guepardos, há uma grande quantidade de antílopes, zebras e rinocerontes, praticamente extintos no leste africano.
No centro da cratera, há um lago rico em sais minerais, onde vivem bandos numerosos de flamingos brancos e avermelhados.
Como não há locais para dormir dentro da cratera, os visitantes costumam descer até o fundo da cratera de manhã e só voltam no fim do dia. A caixa de piquenique é fornecida pelo hotel.
Ngorongoro fica a cerca de quatro horas de Arusha, a cidade de onde parte a maioria dos safáris pela Tanzânia. É a primeira parada na rota para o Serengueti.
Depois de Ngorongoro, vale a pena conhecer uma das aldeias masais e o desfiladeiro de Olduvai, conhecido como "berço da humanidade" devido à descoberta a partir dos anos 50 de diversas ossadas de homens pré-históricos.
A viagem até o Serengueti dura cerca de três horas. Parte do mesmo ecossistema, Ngorongoro e o Serengueti são o ponto alto dessa viagem à África selvagem. (OD)



Texto Anterior | Próximo Texto | Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.