São Paulo, segunda, 16 de novembro de 1998

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Trancoso une praias à fé

da enviada especial

Trancoso é o que há de mais encantador na região. Tudo fascina nesse distrito de Porto Seguro: da formação das casas em torno da igreja de São João Batista, conhecido como Quadrado, aos bancos que ficam atrás da igreja, que convidam a ver o tempo passar sem pressa.
Antes de ir ao Quadrado, fique o dia inteiro em qualquer uma das praias da orla. Há até uma de nudismo -a de Itaquena, onde também é permitido ficar vestido.
Para quem não abre mão de infra-estrutura de barracas, a alternativa é a praia dos Coqueiros.
Embora seja mais frequentada, essa praia ainda não perdeu o charme alternativo de Trancoso. Entre uma barraca e outra, lá estão os artesãos e os vendedores de cocada.
É possível também conhecer a região cavalgando. Alguns nativos alugam um cavalo ou um burro ao preço de R$ 10 a hora e ainda acompanham o visitante por uma trilha.
Vale a pena ainda conhecer as tradições religiosas e populares dessa pequena cidade fundada pelos jesuítas no século 16 e redescoberta pelos hippies, nos anos 70. Essas manifestações sempre acontecem em volta da igreja de São João Batista, de 1586.
Uma das principais é a troca do mastro, no dia de são Sebastião (20 de janeiro) e no dia de são Brás (3 de fevereiro). Junto à igreja estão fincados os dois mastros dedicados aos santos, que são trocados no seu dia.
Os homens buscam na mata os dois novos mastros, e a comunidade inteira se reúne em festa para substituí-los. (MiF)



Texto Anterior | Próximo Texto | Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.