São Paulo, Segunda-feira, 17 de Janeiro de 2000


Envie esta notícia por e-mail para
assinantes do UOL ou da Folha
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Dólar dos EUA é moeda corrente

especial para a Folha

O idioma oficial no Líbano é o árabe. Entretanto, fala-se curdo, armênio e francês -ainda bastante utilizado no país.
No letreiro da rua Hamra ainda reza "Rue Hamra". A "Rue Foch" honra o marechal francês da 1ª Guerra Mundial. A confeitaria mais famosa continua sendo o "Café de Paris", mas a influência francesa está perdendo terreno.
Na rua Hamra há muitas lojinhas de cambistas. Em todas elas US$ 1 vale 1.500 libras libanesas. Não é preciso fazer câmbio, pois todo mundo aceita dólares. Veja alguns preços: um suco de romã, feito na hora, custa duas libras, um táxi-lotação, 1.000 libras, e um almoço simples, 5.000 libras.
Perto de um McDonald's foi inaugurado o Hard Rock Café de Beirute, em 1996, que, dizem, é propriedade de um irmão do terrorista saudita Osama Bin Laden.
Enquanto Coca e Pepsi lutam pela supremacia local, a filial do Citibank em Beirute registrou um lucro de 290% para os capitais libaneses ali administrados.
Empresas petrolíferas dos EUA planejam a construção de um duto para gás natural do Qatar, no golfo Pérsico, até Beirute. Como antigamente, a cidade é centro de compras no Oriente Médio. (FM)

Texto Anterior: Reconstrução de Beirute começou em 94
Próximo Texto: Conflito civil matou 250 mil
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.