São Paulo, Segunda-feira, 17 de Janeiro de 2000


Envie esta notícia por e-mail para
assinantes do UOL ou da Folha
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

10 ANOS SEM GUERRA CIVIL
Locais sagrados ficam lotados de turistas e recebem festivais de música
Baalbek guarda maiores templos

especial para a Folha

Situada na antiga rota de Beqaa a Damasco, Aanjar foi uma residência palaciana fortificada construída para o califa omíada al-Walid, entre 710 e 715.
Foi destruída em 744, durante as lutas de sucessão que resultaram na queda dos omíadas e a ascensão da dinastia abasida, de Bagdá.
Aanjar tem três palácios, duas termas, uma mesquita e suks -tudo muito arruinado. O sítio é importante por não ter sido reocupado depois de sua destruição. Suas construções com pedras antigas lembram o estilo bizantino.
Restos das arcadas elegantes ainda podem ser apreciados nas ruínas do Grande Palácio. É patrimônio universal da Unesco.
Já Baalbek, outro patrimônio da Unesco, é o ponto culminante da viagem ao Líbano. Diante do fundo montanhoso eleva-se o recinto sagrado dos maiores templos do Império Romano.
A uma hora e meia a leste de Beirute, Baalbek fica num sítio de antigos santuários pagãos, sobre os quais os fenícios elevaram um templo dedicado ao deus Baal.
No local, os romanos construíram o grande templo de Júpiter Heliopolitano. Destacam-se dois conjuntos templários. O de Júpiter, que teve início em 14 d.C., sob Augusto, ficou pronto no século 3º d.C.
O segundo conjunto, menor, chamado de templo de Baco, foi provavelmente dedicado à deusa Atargatis. Teve início em 130 d.C., sob o imperador Adriano.
Aos domingos, os templos ficam lotados de turistas e guias vociferando em dez idiomas. Um festival anual de música, arte dramática e dança foi encenado entre 1955 e o início da guerra civil, em 1975. Desde 1997 é, outra vez, celebrado anualmente. (FM)

Texto Anterior: História é resgatada na terra e no mar
Próximo Texto: Pacotes para o Líbano
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.