São Paulo, quinta-feira, 17 de fevereiro de 2005

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

2 X TEXAS

Continental possui sede e "hub" em Houston, e American, em Dallas

Cidades alojam rivais aéreas

DO ENVIADO ESPECIAL AO TEXAS

Em aviação, falar de Houston é dizer Continental Airlines (www.continental.com). Já Dallas remonta à American Airlines (www.aa.com).
Fundada em 1934 como Varney Speed Lines, a Continental ganhou o nome atual em 1937. Sua sede fica no centro de Houston, que também funciona como seu maior "hub" (entroncamento aéreo). Hoje, é a quinta maior empresa aérea dos Estados Unidos, onde serve 149 destinos.
Já a American foi fundada oficialmente em 1930, quando quatro das primeiras companhias aéreas norte-americanas (Universal Aviation Corp, Colonial Airways, Inc, Aviation Corp., and Southern Air Transport, Inc.) se uniram sob o nome de American Airways. Quatro anos depois, a empresa passou a ter a denominação atual. Hoje é a maior do país e a primeira no mundo em número de passageiros transportados. Em Dallas localiza-se seu quartel-general e principal "hub".
Ambas as companhias mantêm fortes laços com suas cidades-sede, a ponto de investirem pesado nelas -apesar da crise pela qual passa a aviação norte-americana e principalmente as grandes companhias, que têm perdido muitos passageiros para as empresas "low cost, low fare" (baixo custo, baixa tarifa).
A American, por exemplo, foi a principal patrocinadora do mais importante ginásio poliesportivo de Dallas. Aberto em julho de 2001, o American Airlines Center (www.americanairlinescenter.com) custou US$ 325 milhões.
A empresa também mantém um museu na cidade, perto do aeroporto internacional Dallas/Fort Worth. O museu C. R. Smith (www.crsmithmuseum.org) deve seu nome a um ex-presidente da American e pioneiro da aviação comercial nos EUA.

Reforma
Em janeiro deste ano, a Continental inaugurou um novo terminal internacional no aeroporto George Bush, em Houston.
De uso exclusivo da companhia, o terminal custou cerca de US$ 2 bilhões, financiados pela Continental e pela prefeitura.
A empresa tem vôos de São Paulo e do Rio de Janeiro para Nova York e para Houston. O telefone para reservas é 0/xx/11/ 2122-7500.
A American voa do Brasil para Nova York, Miami, além de Dallas. Reservas podem ser feitas pelo telefone 0/xx/11/3214-4000.
(LUÍS SOUZA)


Texto Anterior: Nasa trata bem turistas, diz astronauta pátrio
Próximo Texto: 2 x Texas: Pujança econômica se traduz no skyline
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.