São Paulo, quinta-feira, 17 de fevereiro de 2005

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Nasa trata bem turistas, diz astronauta pátrio

DO ENVIADO ESPECIAL

O tenente-coronel Marcos Pontes, 41, mora em Houston desde 1998. Lá, ele recebe treinamento de astronauta no Johnson Space Center como parte da participação brasileira na Estação Espacial Internacional. Na entrevista a seguir, ele indica lugares na cidade e fala sobre a possibilidade de ir ao espaço em 2006. (LS)

 

Folha - Quando você visitou a Nasa pela primeira vez?
Marcos Pontes -
Visitei pela primeira vez um centro espacial da Nasa em 1997, como turista, mas foi o Kennedy Space Center, em cabo Canaveral, na Flórida.

Folha - Qual foi a sua primeira impressão do Johnson Space Center, em Houston?
Pontes -
Foi muito boa. Aqui é o local onde todo o treinamento de astronautas e o desenvolvimento de sistemas de suporte à vida são realizados e testados.
A Nasa procura sempre caprichar no tratamento aos turistas. Isso é muito importante para a popularização da ciência e também para o prestígio da Nasa com as pessoas comuns.
No Brasil podemos usar a mesma estratégia. Temos centros de pesquisa e instalações do programa espacial que são extremamente interessantes para a visitação. Esse tipo de turismo dá uma noção mais exata da importância da ciência para o desenvolvimento do país.
Posso citar locais que têm potencial turístico no Brasil. Por exemplo, o Centro de Lançamento de Alcântara (MA), o Instituto Nacional de Pesquisa (Inpe) de São José dos Campos (SP), o Centro de Lançamento da Barreira do Inferno (RN) e o Inpe de Santa Maria (RS).

Folha - Qual é a parte mais legal do treinamento? E a mais chata?
Pontes -
No meu caso, a parte de que mais gosto é a das atividades de operação de veículos, como simuladores. Já a mais chata é a de natação, no treinamento de sobrevivência na água.

Folha - Você pode dizer com certeza que voará em 2006?
Pontes -
O próximo ano será muito especial para o Brasil e seu programa espacial. A coincidência do meu vôo espacial com o centenário do primeiro vôo de Santos Dumont é algo que qualquer brasileiro patriota não pode deixar de notar.
A Agência Espacial Brasileira está trabalhando intensamente para viabilizar o meu vôo, seja em um ônibus espacial americano ou na nave russa Soyus.

Folha - O que você recomenda ao turista fazer em Houston, além da visita à Nasa?
Pontes -
Não se pode deixar de conhecer o shopping Galleria e o Museum District. Vale a pena!


Texto Anterior: 2 x Texas: No Space Center, o céu não serve de limite para viagem
Próximo Texto: 2 x Texas: Cidades alojam rivais aéreas
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.