São Paulo, quinta-feira, 17 de fevereiro de 2005

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EUA

Obra do casal Christo e Jeanne-Claude no Central Park gera criação de pacotes temáticos e movimentação turística

Megainstalação aumentará número de visitantes em NY

DA ASSOCIATED PRESS

O hotel Mandarim Oriental vai deixar binóculos em todos os quartos com vista para o Central Park para que os hóspedes possam admirar, de suas janelas, a obra "Os Portões", do casal Christo e Jeanne-Claude. O mimo era apenas concedido a hóspedes das suítes. Mas, com a vinda de turistas apenas para ver a obra, que ficará até 27 de fevereiro "em cartaz" no parque da cidade norte-americana, foi estendido a todos.
O Plaza Athénée, que já vendeu 20 pacotes especiais para interessados em conhecer a instalação, oferece um almoço que tem, no cardápio, pratos temperados com açafrão, cor das cortinas de náilon que pendem das 7.500 traves espalhadas por 37 km dos caminhos para pedestres.
Segundo Karen Goldberg, diretora de marketing do hotel Plaza Athénée, a obra aumentou o interesse pela cidade nesse mês do ano que costuma ter uma queda de movimento turístico.
Também para agradar aos forasteiros que chegam à cidade instigados pela instalação, o Metropolitan Museu of Art está abrindo um jardim em um terraço, de onde se tem a melhor vista da obra a partir do prédio.
Como não custa avisar, no site dos artistas, http://christojeanne claude.net, está escrito: "Essa obra de arte é grátis para todos, assim como todos os nossos projetos anteriores. Se alguém tentar vender ingresso, não compre. Isso seria uma fraude, porque bilhetes não são necessários".
Segundo as autoridades locais, o evento, que ao todo durará 16 dias, deve levar dezenas de milhares de turistas a Nova York para ver a obra de arte gratuita.

De 90 mil a 200 mil
As estimativas variam de 90 mil a 200 mil visitantes. O primeiro cálculo, da empresa de desenvolvimento econômico da cidade, estima que serão 90 mil turistas, incluídos aí visitantes de um dia só e aqueles que passarão apenas uma noite na cidade. O número foi definido a partir do fluxo gerado por outros eventos culturais recentes.
Já o NYC & Company, grupo de marketing que promove Nova York, prevê 200 mil turistas adicionais nesse mês -trazidos pelos "portões" e por outros acontecimentos da área cultural.
A taxa de câmbio atual do dólar em relação ao euro, que nos últimos meses caiu, deve ajudar a aumentar a chegada de turistas.
"Esperamos centenas de milhares de visitantes internacionais -que gastam bastante dinheiro- vindos para cá só para esses 16 dias", afirmou Michael Bloomberg, prefeito da cidade, na semana passada.
O gasto dos turistas -somado ao investimento do projeto- poderá gerar US$ 2,4 milhões adicionais na arrecadação de impostos nova-iorquina. A conta considera o montante gasto por Christo e Jeanne-Claude, que bancaram o projeto, gastando mais de US$ 20 milhões.

Agitação
Ao menos dois operadores de turismo alemães -país onde a dupla embrulhou o Reichstag (Parlamento alemão) em tecido por duas semanas em 1995, levando 5.000 pessoas a rumarem a Berlim apenas para ver a intervenção- estão formando grupos de turistas para ir a Nova York.
Um operador francês vendeu 20 pacotes de fim de semana para clientes que querem ver "Os Portões" e o MoMA reaberto em 20/ 11/2004 após reforma.
Bloomberg, cujo apoio a "Os Portões" permitiu que o projeto se tornasse realidade mais de duas décadas depois que o casal fez a primeira proposta para a Prefeitura de Nova York, afirmou que a intervenção renderá propaganda gratuita da cidade no mundo. Segundo Britta Grigull, porta-voz do escritório de turismo de Berlim, "o Reichstag embrulhado foi uma graça divina para a cidade".


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