UOL


São Paulo, segunda-feira, 17 de março de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Sacramento ainda lembra o Velho Oeste

DA ENVIADA ESPECIAL

Para voltar ao cenário do Velho Oeste nos tempos do boom californiano, após a descoberta do ouro (1848), a melhor escolha é visitar Old Town, sítio histórico na capital da Califórnia, Sacramento.
Apesar de não ser um ponto turístico muito cobiçado, a capital contribuiu muito para o desenvolvimento do Estado, já que o ouro foi encontrado nos arredores de Sacramento, e a cidade foi a porta de entrada para mineiros.
Em Old Town, caminha-se por calçadões de madeira condensados numa área de 113 mil metros quadrados e que acompanham 58 prédios no mais genuíno estilo faroeste, incluindo réplica do primeiro teatro (1850).
O retorno completo à época áurea do ouro ocorre no feriado do Dia do Trabalho, comemorado na primeira segunda-feira de setembro. Na ocasião, os moradores se vestem com modelitos da metade do século 19 e, sobre charretes, simulam uma Corrida do Ouro.
Nos prédios de Old Town, que parecem antigos armazéns, estão instaladas lojas de suvenires, restaurantes e o California State Railroad Museum (www.californiastaterailroadmuseum.org), um dos melhores museus sobre os trens que cortaram e integraram o país da Costa Leste à Oeste.
Há vagões dos supertrens de até 392 toneladas das grandes companhias ferroviárias, bonecos de cera com traços mexicanos e referências aos chineses -mão-de-obra responsável por boa parte da fixação de quilômetros de trilhos. Com a ajuda de chineses e irlandeses, a Central Pacific, que começou a ser construída em 1863, precisou de 3.520 trilhos. Cerca de 10% dos 10 mil trabalhadores chineses morreram.
Pode-se visitar alguns vagões originais. Num deles estão expostos pratos de porcelana que eram utilizados para ocasiões especais durante a viagem.
Nos finais de semana, de abril a setembro, uma locomotiva a vapor conduz passageiros para uma viagem de 40 minutos, ao longo do rio Sacramento. O passeio custa US$ 6 (adultos). (MM)


Texto Anterior: Carro cheio de gente abre faixa expressa
Próximo Texto: Artistas alegram píer em Santa Monica
Índice


UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.