São Paulo, quinta-feira, 17 de setembro de 2009

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

1- Fernando de Noronha

Chegada em transatlântico inclui paisagem com golfinhos

Em meio ao Atlântico, distando 561 km de Recife (PE) e 345 de Natal (RN), Fernando de Noronha (www.fernandodenoronha.pe.gov.br) é um destino único. O arquipélago tem 22 ilhas que somam 22 km2.
Quem vai a Noronha de avião vê o contorno das ilhas só quase na hora da aterrissagem. Chegar de navio é mais emocionante e vale esperar na proa uma hora antes da aportagem.
Quando o navio singra o mar de Dentro e passa pela ponta da Sapata é comum avistar golfinhos-rotadores e aves como atobás, fragatas e viuvinhas.
Com seus 321 m de altura, o morro do Pico se destaca.
A atracagem dos transatlânticos se dá ao largo, entre o portinho da ilha de Fernando de Noronha -a principal- e das ilhas Secundárias.
No Parque Nacional Marinho/Parnamar, que ocupa uma área subaquática de 112,7 km2, não é permitido nadar nem atracar. Quando o passageiro finalmente desembarca, uma muvuca de guias tenta vender passeios. Mas, o ideal contratar o passeio dentro do navio ou numa das empresas confiáveis que organizam tours.
A pé, dá para atravessar a estrada BR-363 e ver o museu do Tubarão, próximo à vila do Porto, de onde se descortina uma bela vista. Ali, são vendidos passeios de planasub, um snorkel puxado por lancha.
Ideal para um passeio submarino, Noronha tem uma das melhores operadoras do país, a Atlantis Divers (www.atlantisnoronha.com.br; tel. 0/xx/81/ 3619-1371), dirigida por Patrick Muller. E duas outras: a Noronha Divers (www.noronhadivers.com.br) e a Águas Claras (www.aguasclaras-fn.com.br).
Na dúvida sobre aonde ir, tome o ônibus que cruza a ilha a partir do portinho e desça na Vila dos Remédios, o centro histórico. Ali, ao lado da Atlantis Divers, ficam a igreja Nossa Senhora dos Remédios (1772), o forte (1732), o palácio de São Miguel, o mirante e a praia do Cachorro com sua bica à beira-mar, além de placas relatando o passado prisional de Noronha, barzinhos e restaurantes.
As operadoras Luck (tel. 0/ xx/81/3619-1371) e Atalaia (0/ xx/81/3619-1328) também oferecem passeios de vários tipos, como planasub, caminhadas ecológicas e passeios de jipe 4X4. Entre suas praias de natureza quase intocada, destacam-se a do Sueste e do Sancho (acessível por uma fenda na pedra e lances radicais de escada).
Mesmo quem não fica muito tempo ali pode tentar participar do jantar-show às quartas e aos sábados, às 21h, na Pousada do Zé Maria (www.pousadadozemaria.com.br; tel. 0/ xx/81/ 3619-1258). (SC)


Texto Anterior: Navios na proa: Veja roteiros nas cidades em que os navios aportam
Próximo Texto: 2- Salvador: Capital baiana tem passeios metropolitanos e praianos
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.