UOL


São Paulo, segunda-feira, 18 de agosto de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

MINICHINA

Três filhos de missionários cristãos influíram na política em Pequim e Taipé; Madame Chiang Kai-shek,106, vive em NY

Ideologia e estreito separaram irmãs Soong

DO ENVIADO ESPECIAL A TAIWAN

Três irmãos com o sobrenome Soong, duas mulheres e um homem, inscreveram seus nomes na rica e atribulada história da China no século 20 -história que compreende a gênese de Taiwan. Filhos de missionários cristãos, os três Soong mudaram radicalmente o curso dos acontecimentos.
Aos 106 anos, Soong Mei-ling, que nasceu em 5 de março de 1897, vive em Nova York. Conhecida como Madame Chiang Kai-shek, foi a segunda mulher do generalíssimo nacionalista, com quem se casou em 1927.
A irmã mais velha, Soong Ching-ling, foi a segunda mulher de Sun Yat-sen. Nascida em 1892, ela era 26 anos mais nova que ele, e, depois da morte do marido aos 59 anos, em 1925, Ching-ling passou a ter enorme influência política. Até morrer, em 1981, foi reverenciada pelos comunistas liderados por Mao Tse-tung.
O terceiro dos irmãos, T.V. Soong (cujo nome de batismo era Soong Tsu-wen), nasceu em Xangai, em 1894, e foi o grande financista sino-americano dos anos 30 e 40. Depois de deixar a China, viveu em San Francisco, na Califórnia, até morrer, em 1971, mas também tinha negócios em Nova York, onde seu nome era sinônimo de cifrão em Wall Street.
Na base do poder dos três irmãos de origem relativamente simples havia mais do que o talento ou a sorte de se casar com personagens importantes. Educados em escolas norte-americanas, capazes de fazer uma ponte entre as culturas chinesas e Ocidental, os Soong tinham ainda uma inegável vocação para a política.

Longevidade
Controvertida, Madame Chiang Kai-shek começou convertendo o generalíssimo (denominação que se dá aos generais que comandam tropas estrangeiras no campo de batalha) ao cristianismo. Chiang Kai-shek passou para a história como o homem de convicções monolíticas que conduziu soldados e governos com mão-de-ferro -e Soong Mei-ling também não ficou atrás.
Madame estudou no sul dos EUA, entre 1908 e 1917, tendo sido a segunda mulher -e o primeiro cidadão chinês- a participar de uma sessão do Congresso norte-americano, em 1943.
Durante a Segunda Guerra (1939-1945), escreveu artigos em jornais dos EUA, revelando uma China que impressionou a opinião pública. Até 1967, seu nome figurava na lista das dez mulheres mais admiradas do mundo.
Hoje dona de uma enorme fortuna, herdeira do irmão financista e do marido generalíssimo, ela vive em Nova York desde 1975, quando Chiang Kai-shek morreu. Entre seus bens, divididos entre EUA e Taiwan, figura o Grand Hotel, o mais tradicional de Taipé (leia à pág. F2), que também tem filial em Kaoshiung.

Jogo de cintura
A irmã Ching-ling, viúva de Sun Yat-sen, morreu do outro lado do estreito de Taiwan em 1981, mantendo sempre estreitas relações com o regime de Mao Tse-tung.
Ela também foi educada nos EUA e, com a morte do marido, passou a chefiar a ala esquerda do Partido Nacionalista, tendo buscado inclusive exílio na União Soviética, entre 1927 e 1929.
Em 1937, quando irrompeu a Guerra Sino-Japonesa, Ching-ling organizou a Liga de Defesa da China, organização médica e humanitária que atuou em áreas controladas pelos comunistas.
No momento seguinte, os três irmãos Soong se reuniram em prol da China. Mas em 1948, Ching-ling passou a atuar na política partidária, dirigindo o comitê revolucionário do Partido Nacionalista em Hong Kong, facção que se opôs ao Partido Nacionalista de Chiang Kai-shek.
Em 1949, quando foi estabelecida a República Popular da China, ela decidiu permanecer no continente, fazendo um elo simbólico entre o ideário de Sun Yat-sen e o regime maoísta.
O reconhecimento lhe trouxe honrarias, como o prêmio Stálin, em 1951. Criticada em 1966, durante a Revolução Cultural, foi afinal novamente reverenciada com cargos honoríficos antes de morrem, em Pequim.

Poder financeiro
A certa altura considerado o homem mais rico do mundo, T.V. Soong, foi o cérebro financeiro por trás de Chiang Kai-shek entre 1927 e 1949. Nascido em Xangai, estudou em Harvard, nos EUA, e retornou à China em 1917, onde se tornou banqueiro. Em 1924, a pedido do cunhado Sun Yat-sen, fundou o Banco Central da China, assumindo no ano seguinte o Ministério das Finanças, cargo que ocupou até 1931.
T.V. voltou ao governo em 1936 e atuou negociando nos bastidores da Guerra Sino-Japonesa, até se tornar, afinal, ministro das Relações Exteriores, em 1942.
Sua atuação diplomática mais destacada ocorreu em 1945, no apagar das luzes da Segunda Guerra Mundial, quando conseguiu da União Soviética o compromisso de amizade com o Partido Nacionalista. Em 1949, quando as tropas comunistas lideradas por Mao Tse-tung tomaram o poder na China continental, e os nacionalistas de Chiang Kai-shek se trasladaram à ilha de Formosa, dando origem à Taiwan, T.V. Soong mudou-se definitivamente para os EUA. (SILVIO CIOFFI)



Texto Anterior: Pacotes
Próximo Texto: Taiwan investe e cria atrações turísticas
Índice


UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.