UOL


São Paulo, segunda-feira, 18 de agosto de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

MINICHINA

Mapas e pinturas contam época de domínio holandês na ilha

Mostra exibe temporada holandesa

DO ENVIADO ESPECIAL A TAIWAN

A mostra "Ilha Formosa - A Emergência de Taiwan na Cena Mundial no Século 17", no anexo do Museu Nacional Palácio, remete à era em que, à semelhança do Nordeste brasileiro, a ilha foi ocupada por holandeses, que financiavam o plantio de cana pelos chineses.
Na primeira viagem, do capitão Willem Ysbrantsz, entre 1618 e 1625, os holandeses foram atacados pelos portugueses.
Mas, determinada a ficar, a Companhia das Índias expulsou os portugueses e os espanhóis, em 1642.
Em 1661, com a chegada das tropas chinesas de Koxinga, os holandeses levaram a pior, e a ilha de Formosa virou um entreposto comercial independente. Isso durou até 1683, quando a China novamente tomou o poder local.
A exibição conta essa história com maquetes, pinturas, armas, manuscritos e, sobretudo, com mapas, narrando como Jan Pietersz Coen, governador-geral da Companhia das Índias, tinha, já em 1625, missão igual à do conde Maurício de Nassau no Brasil.
Assim, quando Isaac Commelin publicou, em 1646, 20 crônicas ilustradas sobre a região, a Companhia não gostou, pois, de certo modo, ele estava entregando o ouro numa época em que a rota entre a China e a Europa era cobiçada por potências como Espanha e Inglaterra.
Entre os mapas, o "Atlas Chinensis", de John Ogilvy, contém informações de Arnoldus Montanus. Já o mapa de Johannes Vingboons, reproduzido acima, é de 1640, e, além de Formosa, descreve as ilhas Pescadores. Mais completa, a carta "Parte Oriental da China", de Vicenzo Coronelli (1695), mostra a costa e o mar da China com ricas ilustrações.
Nesse tempo, os barcos de junco chineses eram rudimentares, e as caravelas, que os aborígines malaios chamavam de "kapal" (barco grande), com vários mastros, deques e canhões, eram sinônimo de poder. (SILVIO CIOFFI)


Texto Anterior: Museu Nacional é grande como continente
Próximo Texto: Potes e pechinchas cercam rua temática
Índice


UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.