UOL


São Paulo, segunda-feira, 18 de agosto de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

MINICHINA

Yngko, a 20 km de Taipé, explora artesanato em via coberta de cacos de cerâmica que mistura lojas e restaurantes

Potes e pechinchas cercam rua temática

DO ENVIADO ESPECIAL A TAIWAN

Nos arredores de Taipé, a cerca de 20 km na direção sudoeste, a nova rua dos ceramistas na pequena cidade de Yngko é um local novo e inovador para compras e passeios.
Chamada de The Old Street of Pottery (www.ykost.org.tw) e estabelecida em torno do Museu da Cerâmica, que desde 2002 reúne peças feitas artesanalmente, a rua é ela mesma calçada por mosaicos de cacos coloridos.
A via tem farta sinalização e enfileira lojas com objetos de estilos muito variados -há apetrechos modernos e de colorido vibrante para cozinha e para decoração, mas também são feitos ali vasos imensos que aludem a obras das dinastias Ming e Qing.
O passeio é cênico, as ruas são sinuosas e revelam canteiros bem cuidados. Há banheiros públicos no caminho.
Além dos negócios que produzem e vendem porcelana, há restaurantes modernos, cercados por um ambiente contemporâneo, como o Fukuei Taoyan, na 96, Tungching St., que serve de steaks a lagostas, acompanhadas de verduras assadas na brasa.
Mas também há barraquinhas que vendem comidas e objetos, muitos casais passeando com os filhos pequenos e artesãos exibindo a sua técnica de fazer potes e outros objetos.
As compras são uma pechincha -como aliás em todos os mercados do território de Taiwan.
(SILVIO CIOFFI)


Texto Anterior: Mostra exibe temporada holandesa
Próximo Texto: Vila salvou prédios da demolição
Índice


UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.