São Paulo, quinta-feira, 18 de setembro de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Chiclete com nicotina ajuda viciado em vôo

DA REDAÇÃO

Encarar um vôo de longa duração pode ser um pesadelo para tabagistas pesados - afinal, são horas e horas sem poder alimentar o vício, o que causa abstinência. Em fóruns na internet, fumantes trocam dicas para enfrentar os vôos mais longos.
Uma delas é usar chicletes ou adesivos de nicotina durante a viagem. De acordo com a pneumologista Camille Rodrigues Silva, do PrevFumo (Núcleo de Apoio à Prevenção e Cessação do Tabagismo), da Unifesp, os chicletes são mais eficazes para quem não está acostumado com o uso dos adesivos.
"O fumante tem picos de nicotina ao fumar. O adesivo reproduz esses picos. De três a cinco minutos após mascar o chiclete, a vontade de fumar passa. Há companhias aéreas que contam com gomas de nicotina entre os medicamentos a bordo", diz.
Já os adesivos liberam a nicotina de modo contínuo e funcionam melhor para quem já está habituado ao seu uso.
Uma outra sugestão presente nos fóruns de fumantes pode piorar a crise de abstinência - a ingestão de bebidas alcoólicas para dormir mais rápido. "As pessoas reagem ao álcool de maneira diferente", diz Camille. "Algumas ficam mais agitadas em vez de dormir, o que piora o quadro de abstinência", completa. (MDV)


Texto Anterior: Diz o aviso que eu li: Bituca é um problema do fumante
Próximo Texto: Diz o aviso que eu li: Cerco contra fumo atinge tabagistas pelo mundo
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.