São Paulo, quinta-feira, 18 de outubro de 2007

Texto Anterior | Índice

Internacional

Novo teatro eletriza Washington

Inauguração aviva planos de que cidade deixe imagem de centro do poder e se torne palco para as artes

DA ASSOCIATED PRESS

A Shakespeare Theatre Company, em Washington, está de casa nova. Alojada no recém-inaugurado Harman Center for the Arts, que custou US$ 89 milhões, a companhia teatral vai dobrar o número de atores e de espetáculos. Mas a expectativa de membros do governo municipal e pessoas ligadas às artes é maior. Eles vêem o museu como parte integral de um renascimento cultural fora do National Mall e seus ícones, memoriais e monumentos.
Além do Harman Center, inaugurado neste mês, o centro da cidade atraiu ao menos seis outros teatros e museus, incluindo o museu de cera Madame Tussaud's. Ainda virão o Newseum, dedicado à história do jornalismo, e outro local, menor, para o Textile Museum.
"Acredito que a construção desse teatro pode ser um catalisador para que a cidade perceba, finalmente, que tem uma oferta cultural significativa para o público e para turismo", diz Michael Kahn, diretor artístico da Shakespeare Theatre Company. Algumas das novas casas, como o Harman Center, estão abrindo em áreas trazidas de volta à vida na década passada com a construção de condomínios, lojas e restaurantes.
Membros do governo municipal afirmam que é exatamente o que eles querem -atrair grupos como a Shakespeare Theatre Company e outros recursos culturais menos conhecidos para levar esse desenvolvimento ao centro e a outras áreas. E, enquanto essa evolução se dá, há quem acredite que a cidade pode deixar a imagem de centro do poder e se tornar palco para as artes, bairros badalados e sabores diversos.


Texto Anterior: Fazendas tombadas conservam móveis e características do século 19
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.