São Paulo, quinta-feira, 18 de novembro de 2010

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Piadas, sátiras e aguardente são atrações turísticas em Gabrovo

Terra natal do pai de Dilma atrai comediantes a festival que acontece de dois em dois anos

Museu que trata de humor surgiu na época da Cortina de Ferro para mostrar que país estava aberto à irreverência

DO ENVIADO ESPECIAL A SÓFIA

Ao menos em público, Dilma Rousseff não é famosa por seu senso de humor. Mas a cidade de seus antepassados búlgaros, Gabrovo, usa as sátiras e as piadas como atração turística.
O principal museu do município, a cerca de 200 km de Sófia, é o do Humor e da Sátira. A cada dois anos, na primavera, acontece também o Festival do Humor e da Sátira, que atrai comediantes de vários países.
A criação do museu e do festival ocorreu quando o país era governado por comunistas. A Bulgária fazia parte da chamada Cortina de Ferro e a ideia era mostrar um país mais aberto e que aceitava a irreverência.
Mas a maioria das piadas era sobre os próprios habitantes ou sobre figuras do capitalismo ocidental. Líderes políticos locais ou da União Soviética eram poupados.
Hoje o museu abriga centenas de cartuns, esculturas e, claro, piadas.
Gabrovo inaugurou no dia do segundo turno no Brasil uma exposição permanente sobre os antepassados búlgaros de Dilma. Fica no Museu Histórico e reúne 35 fotografias e árvores genealógicas da presidenta eleita.
Dilma não tem mais parentes diretos em Gabrovo, apenas primas de segundo grau, que nunca a viram.

ÁLCOOL
Além do senso de humor, outra fama dos moradores de Gabrovo é o gosto pela rakia, uma aguardente feita de uva.
A gradação alcoólica é de 40%, parecida com a do uísque ou da vodca.
Na receita dos búlgaros, para não se embebedar, deve-se tomar a bebida com pedras de gelo, e sempre acompanhada de algo salgado. Nunca doce ou com o estômago vazio. Também não se deve misturar com nenhuma outra bebida alcoólica.
Em nome dos leitores, esse repórter resolveu fazer o teste. Resultados: após quatro doses generosas, você está embriagado; por sorte, não há ressaca no dia seguinte.
(VAGUINALDO MARINHEIRO)



Texto Anterior: Sófia alterna charme e sinais de crise
Próximo Texto: Pacotes para a Bulgária
Índice | Comunicar Erros



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.