São Paulo, segunda-feira, 19 de abril de 2004

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Ilha foi descoberta no Dia de Santo Antônio

DO ENVIADO ESPECIAL

Ilha de Santo Antônio. Foi assim que os portugueses homenagearam o santo do dia ao desbravarem mais um pedaço do território brasileiro, onde hoje fica a cidade de Vitória, em 13 de junho de 1535. Em princípio, eles tiveram dúvida se se tratava mesmo de uma ilha ou apenas de parte de terra baixa coberta pela maré.
O donatário Vasco Fernandes Coutinho doou a ilha ao fidalgo Duarte de Lemos, que, em sua parte alta e central, ergueu a sede da fazenda e a capelinha de Santa Luzia, ainda existente.
Tradicionalmente, tem-se o dia 8 de setembro de 1551 como o dia de fundação da vila, após a derrota dos índios. Entretanto o provedor-mor da fazenda Antônio Cardoso de Barros já reportava a Vila Nova de Vitória em 1550.
Até 1600, índios e portugueses se dedicaram quase que exclusivamente à defesa de suas terras. De 1561 a 1581, os franceses tentaram ocupar o território. Depois foram os ingleses (de 1583 a 1592), marcando a penúria e a impossibilidade de crescimento da vila nos seus primeiros anos. (FM)


Texto Anterior: Costa capixaba: Aeroporto apertado oculta belezas naturais de Vitória
Próximo Texto: Costa capixaba: Mãos moldam mesmas panelas há séculos
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.