São Paulo, segunda-feira, 19 de agosto de 2002

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Abundância de bichos encanta crianças

DA ENVIADA ESPECIAL

Algumas reservas, como a Mabula, a duas horas de Johannesburgo, permitem que crianças (a partir de nove anos) participem dos safáris. São elas que mais tiram proveito do passeio. É quase a realização de um sonho ver girafas, zebras, elefantes, rinocerontes, hipopótamos, búfalos e outros animais em seu habitat natural, fora das grades dos zoológicos ou das páginas dos livros escolares. Os animais africanos podem ser vistos em outros ecossistemas do país e até mesmo em áreas urbanas.
As focas, por exemplo, aparecem em diversos pontos da África do Sul, principalmente nos trechos banhados pelas águas frias do oceano Atlântico, como a Seal Island, em Hout Bay, porto entre a Cidade do Cabo e a Reserva Natural do Cabo da Boa Esperança.
O trajeto de barco, de onde não se pode sair, custa 45 rands (cerca de US$ 4,50) e dá para chegar pertinho da ilha e ver centenas de focas. A viagem dura 45 minutos.
Outro passeio divertido para as crianças é a região de Boulders, uma colônia de mais de 3.000 pinguins do outro lado da península, perto de Simon's Town. O acesso se dá pela praia de Foxy, dominada pelas aves, que ficam a poucos metros dos visitantes.
A praia de Foxy abriga casas luxuosas ao seu redor. Uma ação foi movida pelos moradores para que os pinguins fossem deslocados para outra área, mas as águas quentes do oceano Índico e a abundância de sardinhas e anchovas na região fizeram com que as aves voltassem para a praia.
De graça e bem simpático é o show que diversos esquilos dão na Government Avenue, onde fica o prédio do Parlamento e o Museu Sul-Africano, bem no centro da Cidade do Cabo.
Livres, leves e soltos, eles se divertem subindo e descendo árvores do trajeto e rondando as crianças locais, que muitas vezes fazem seus intervalos para o lanche dos colégios nos jardins ao redor, à procura de comida. (CD)


Texto Anterior: Johannesburgo recebe a cúpula ambiental da ONU
Próximo Texto: Cidade do Cabo alia compras a natureza
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.