São Paulo, segunda-feira, 19 de agosto de 2002

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

ÁFRICA DO SUL

Complexo de lazer em antigo porto garante entretenimento enquanto montanha da Mesa descortina região

Cidade do Cabo alia compras a natureza

DA ENVIADA ESPECIAL À ÁFRICA DO SUL

Charme é a melhor palavra para definir a Cidade do Cabo. Do Victoria & Alfred Waterfront, um antigo porto transformado em um megacomplexo de lazer com lojas, cinemas, restaurantes e cafés, à montanha da Mesa -formação rochosa de 1.085 m de altura-, a cidade mais antiga da África do Sul, fundada em 1652 por holandeses, é muito agradável.
Vale a pena somente caminhar por sua orla marítima e observar as luxuosas casas construídas em estilo europeu, onde até poucos anos atrás somente moradores brancos eram permitidos.
Não há muitas praias com condições para banho devido à baixa temperatura da água (cerca de 10ºC, inclusive no verão), os ventos e as rochas. Por isso piscinas de concreto são construídas (algumas, até aquecidas) na orla.
Do topo da montanha da Mesa (cujo teleférico custa cerca de 50 rands, ou o equivalente a US$ 4,70), tem-se uma vista panorâmica da Cidade do Cabo. Não deixe esse passeio para o dia seguinte se o tempo estiver bom, pois o acesso à montanha é fechado sempre que há neblina no topo.

Compras e lazer
Compras e lazer são no Waterfront. A maioria das lojas fica aberta até as 21h, inclusive aos domingos, e há excelentes restaurantes com música ao vivo -o jazz é o estilo predominante-, como o Manenberg's, The Green Dolphin e o Quay Four.
Do Waterfront também sai um barco rumo à ilha Robben, antiga prisão que abrigou o ex-presidente Nelson Mandela entre 1962 e 1984. Mais do que beleza, nesse passeio é possível mergulhar um pouco na história política do país, já que o guia é um ex-detento.
Procure o centro somente de dia. À noite, embora funcionem bons restaurantes e cafés na região, é desaconselhável passar por lá por medidas de segurança.
(CRISTIANE DUARTE)


Texto Anterior: Abundância de bichos encanta crianças
Próximo Texto: Guia mostra o colorido do país
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.