São Paulo, quinta-feira, 19 de outubro de 2006

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

giro pelo mundo

Museu alemão é reaberto após seis anos

EM BERLIM Instituição abriga 1.700 esculturas, peças de arte bizantina e coleção de moedas e passou por reforma

ASSOCIATED PRESS

Após seis anos de restauros, O museu Bode, lar da coleção de esculturas de Berlim, será reaberto.
O prédio, parte do complexo Ilha Museu, encimado por um domo, que se projeta em direção ao rio Spree, no coração da antiga Berlim oriental, é o segundo dos cinco museus de estilo neoclássico a ser reformado com verbas públicas.
O museu abriga 1.700 esculturas, além do museu de Arte Bizantina e de uma coleção de moedas. "Os visitantes podem esperar um panorama da história da escultura européia do ano 300 a 1800", diz Arne Effenberger, diretor da coleção de esculturas. A coleção abrange desde obras medievais, como as de Giovanni Pisano, a obras renascentistas, como esculturas de Donatello do século 18.
O ministro da cultura Bernd Neumann afirmou que US$ 230 milhões foram gastos na restauração do museu Bode e que seus salões espaçosos permitem a Berlim mostrar "outra jóia da riqueza dos cômodos germânicos."
"Uma vez que a reconstrução de todo o complexo Ilha Museu de Berlim esteja completa, esse ajuntamento extraordinário irá recuperar sua atração exclusiva e estará entre os melhores museus do mundo, ao lado do Prado, em Madrid, e do Louvre, em Paris", opinou Newmann.
A expectativa é que o gigantesco projeto continue, pelo menos, até 2015. Os cinco museus, de acordo com dados do Patrimônio Mundial da Unesco, foram muito danificados durante a Segunda Guerra Mundial e tiveram apenas parte restaurada pelos comunistas da Alemanha Oriental.
Algumas partes do complexo que foram restauradas mantêm traços do desmoronamento no interior e na fachada, e ainda estão com as marcas dos buracos de balas da guerra.

Estrela
É aguardada a restauração do mais famoso dos cinco museus do complexo, o Pergamon, que possui preciosidades como o Altar Pergamon. Os museus atraem 4 milhões de visitantes por ano. A expectativa é de aumentar o número para mais de 6 milhões nos próximos anos. A Ilha Museu de Berlim foi construída ao longo do século, tendo sido concluída em 1930, com o museu Pergamon. O museu Bode, originalmente conhecido como museu Kaiser Friedrich, foi aberto em 1904.


Texto Anterior: Giro pelo mundo: Tesouro arquitetônico na Ucrânia vive obra polêmica
Próximo Texto: Dia de finados: Último feriado do ano propõe descanso
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.