São Paulo, segunda, 19 de outubro de 1998

Próximo Texto | Índice

OÁSIS DE CONCRETO
Petróleo jorra riqueza, que transparece em arranha-céus espelhados e em sofisticados shopping centers
Emirados concretizam miragem do luxo

Fotos Reprodução
Em Ras al Khaimah, o mais fértil dos Emirados, as plantações de tâmara colorem o deserto de verde


FRANCISCO MARTINS DA COSTA
Emirados Árabes Unidos

No meio do deserto, às margens do Golfo Pérsico, um pequeno país reserva aos visitantes a oportunidade de descobrir o significado da palavra oásis na virada do século.
Os oásis dos Emirados Árabes Unidos são as modernas cidades de Dubai e Abu Dhabi, com seus imponentes arranha-céus de vidro espelhado, largas avenidas e sofisticados shopping centers.
Tudo construído graças à fortuna que jorrou do chão com a extração de petróleo a partir dos anos 60. No meio disso tudo, rígidos e ancestrais hábitos muçulmanos convivem com todos os luxos -e alguns dos vícios- da cultura ocidental.
Essa mistura de tradição e modernidade, aliada a belas praias, boas compras, hotéis ultraluxuosos e o vasto e enigmático deserto fazem dos Emirados Árabes Unidos uma ótima opção de viagem.
Talvez esse seja o único lugar do mundo que combine esses atrativos. É por isso que, apesar da distância, cada vez mais turistas europeus, japoneses e norte-americanos estão descobrindo esse novo destino.
Do Brasil ainda é ínfimo o número de viajantes que passaram pelos Emirados, talvez ainda por não tê-los descoberto, mas nunca pela falta de atrações. A população do país, no entanto, conhece muito bem alguns brasileiros.
Zagallo e Parreira já treinaram a seleção do país e atualmente há vários jogadores brasileiros e um técnico atuando nos times de futebol de Abu Dhabi e Dubai.
˛

Temperatura alta Mas uma coisa é chocante para eles, que vivem lá, e para os turistas: o calor.
Durante o verão, as temperaturas ficam acima dos 40C durante o dia todo. A umidade altíssima torna ainda mais insuportável qualquer minuto passado fora dos hotéis, lojas e automóveis -todos com ar-condicionado.
Uma viagem aos Emirados só é recomendável no período do inverno local, entre os meses de novembro e abril.
Nessa época, a temperatura média durante o dia fica por volta dos 25ēC e, à noite, oscila entre 15ēC e 20ēC.


Francisco Martins da Costa viajou a convite da The Leading Hotels of the World e da Swissair.



Próximo Texto | Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.