São Paulo, segunda-feira, 20 de março de 2000


Envie esta notícia por e-mail para
assinantes do UOL ou da Folha
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

MIAMI CULTURAL
Local era depósito
Rubells mostram humor em sua coleção

da enviada especial à Grande Miami

É curiosa a coleção de arte contemporânea da família Rubell, a começar pelo local.
O Rubell Family Collection está instalado em um antigo depósito da Drug Enforcement Agency, agência do governo federal, onde eram armazenadas drogas apreendidas de traficantes.
Fotografias, instalações e pinturas espalhadas por dois andares do prédio transmitem bom humor e espontaneidade, além de refletir o gosto dos proprietários.
A galeria é resultado dos 30 anos que o casal Donald e Mera Rubell passou coletando obras de arte contemporânea.
Atualmente estão expostas obras adquiridas nos últimos dois anos, incluindo trabalhos de Keith Haring, Anselm Kiefer, Luc Tuymans, e de artistas locais, como Naomi Fisher.

Boas-vindas
A fachada externa do museu pode causar estranhamento porque a entrada é cercada por barras de ferro -afinal, o local precisava de segurança.
Mas, assim que entra no prédio, o visitante é recebido por uma bem-humorada instalação do artista japonês Takashi Murakami.
Intitulada "Dob in the Strange Forest" (Dob na Floresta Estranha), a obra traz o Mr. Dob (uma figura inspirada nos quadrinhos japoneses) perdido em uma floresta de cogumelos com bolinhas coloridas, tendo uma gravura colorida ao fundo.
"Eu coloquei a obra ali para dar as boas-vindas ao visitante", comenta Bill Begert, que fez a curadoria da exposição atual.
Outros dois quadros, também retratando Dob, conduzem o visitante por um corredor a uma ampla sala com obras de dimensões maiores, entre elas de Haring.
Uma escada -repare nos pombos empalhados instalados no teto do andar térreo, ao lado dos degraus- leva a um andar espaçoso com instalações igualmente espaçosas. Uma das obras, de Gary Simmons, traz nove bancos de madeira, cada um com uma máscara semelhante à usada pela Ku Klux Klan, colocados em círculo ao redor de uma forca.
Mera Rubell orgulha-se de colecionar obras de artistas jovens, que estão começando a carreira. "O gostoso de colecionar arte contemporânea", conclui, "é que você pode encontrar os artistas e conversar com eles. São jornadas contemporâneas para sentimentos pessoais e particulares".
(CHIAKI KAREN TADA)


Rubell Family Collection - 95 NW 29th Street, Miami, tel. 00/21/1/305/573-6090. Aberto de quinta a sábado, das 11h às 16h. Entrada gratuita.


Texto Anterior: Vizcaya tem jardim secreto
Próximo Texto: Ateliês e concertos animam calçadão
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.