São Paulo, segunda-feira, 20 de março de 2000


Envie esta notícia por e-mail para
assinantes do UOL ou da Folha
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

MIAMI CULTURAL
Em Lincoln Road, artistas alugam estúdios a baixo custo, e jovens apresentam música erudita
Ateliês e concertos animam calçadão

da enviada especial à Grande Miami

Na agitada Miami Beach, música erudita e artes plásticas de talentos emergentes podem ser encontradas em uma mesma rua, na Lincoln Road. A rua é um calçadão com cara de tarde de domingo e fica perto da Ocean Drive.
Em uma de suas esquinas, três prédios estão divididos em mini-ateliês, onde artistas trabalham cercados de cavaletes e mesas cobertas de tinta e pincel.
O visitante pode conhecer os estúdios e conversar com os artistas, por isso não se deixe intimidar pelos corredores estreitos existentes nos edifícios.
Em outra esquina da mesma rua, o Lincoln Theatre é o local indicado para ouvir um bom concerto, executado por jovens músicos quase profissionais que mostram trabalho de gente grande.
As galerias são um projeto do Art Center/South Florida, uma instituição sem fins lucrativos que quer manter a Lincoln Road como um ponto de concentração de artistas. E o Lincoln Theatre é a sede da academia orquestral New World Symphony. Ambas as organizações têm a proposta de apoiar talentos emergentes. E a vantagem é que o público tem fácil acesso a seus trabalhos.

Alta produção
Proprietário de 52 ateliês distribuídos em três edifícios, o Art Center aluga-os por preços baixos. Para ganhar esse espaço, porém, o artista aspirante precisa ter o seu trabalho avaliado por uma comissão.
Beatricia Sagar, 60, é uma das artistas que trabalham no local. Ela veio do bairro de Soho, em Nova York, e vive em Miami há seis anos. "Não há tantos lugares fora de Nova York onde você se sente internacional, como em Miami, e aqui você é acordado pela luz do sol", diz.
No número 800, o Art Center tem uma galeria que é usada para expor mostras especiais dos artistas da rua.

Música e energia
O Lincoln Theatre, um exemplo da arquitetura art déco construído em 1935, é o quartel-general da academia New World Symphony, que tem programas de três anos de treinamentos para músicos em fase pré-profissional. Os jovens apresentam concertos com toda a orquestra, música de câmara e recitais no teatro em temporadas que vão de outubro a maio. O New World Symphony foi criado em 1987 por Michael Tilson Thomas. A orquestra costuma participar de concertos em outros lugares e já gravou sete CDs.
Cerca de 80% desses jovens músicos, todos na casa dos 20 anos de idade, são de fora de Miami. Desse universo, 20% são estrangeiros.
Os preços dos concertos variam de US$ 10 a US$ 58. Depois do espetáculo, ainda sobra tempo para passear pelo calçadão, pois ele vive cheio, com lojas abertas até tarde e cafés com mesas ao ar livre. (CHIAKI KAREN TADA)


Art Center/South Florida - 800, 810, 924 Lincoln Road, Miami Beach, tel. 00/ 21/1/305/674-8278.

Lincoln Theatre - 541 Lincoln Road, Miami Beach, tel. 00/21/1/305/673-3331. Site: www.nws.org



Texto Anterior: Rubells mostram humor em sua coleção
Próximo Texto: Bass inaugura nova ala até fim do ano
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.