São Paulo, quinta-feira, 20 de agosto de 2009

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FIM DA ALTA, PREÇOS EM BAIXA

Reserve um dia para garimpar marcas com bons descontos

Entre as pechinchas, há produtos de luxo mais baratos e a chance rara de comprar suvenires de 11 países

DA ENVIADA ESPECIAL A ORLANDO

Com seus outlets (galerias de lojas com preços de fábrica) exibindo produtos de marcas como Dior, Fendi e Ferragamo -com descontos que chegam a 70%-, Orlando leva as compras de viagem a um outro nível, especialmente em tempos de dólar baixo frente ao real.
Reserve ao menos um dia para explorar os dois principais outlets, o Premium (www.premiumoutlets.com) e o Prime (www.primeoutlets.com) -distantes uns 15 minutos de carro um do outro-, e não deixe de passar pelo Mall at Millenia (www.mallatmillenia.com), shopping com um quê futurista e várias lojas de marcas de luxo.
O ideal é começar o dia com os outlets, já que as opções de restaurante no Mall at Millenia são mais interessantes para quem planeja jantar após um dia atrás de pechinchas.
Os dois outlets são um tanto parecidos, mas as lojas variam: só o Prime tem a Saks Fifth Avenue, e só o Premium tem Dior. É difícil não encontrar uma boa compra de roupas e acessórios. Já quem busca eletroeletrônicos não encontra muita opção além de celulares.

Nos parques
As lojas de suvenires e produtos de merchandising dentro dos parques são o terror dos indecisos e dos pais, que veem atônitos os filhos deslumbrados com tanta variedade.
Não há nenhuma encomenda simples como "orelhas de Mickey" -existem dezenas de tipos e detalhes, e os preços começam por volta de US$ 12.
O grande "empório" na entrada do Magic Kingdom, no lado esquerdo de quem segue pela Main Street para o castelo de Cinderela, é um bom exemplo de quantidade e da variedade.
Os produtos variam de acordo com as áreas dos parques e das atrações mais próximas. No Magic Kingdom, um quiosque ao lado da "Haunted Mansion" vende objetos relacionados à animação "O Estranho Mundo de Jack" (1993) -um boneco médio do personagem principal custa US$ 12. Na Universal, a loja ao lado da atração dos Simpson tem cuecas, camisetas e bonecos do desenho.

Epcot
Os "showcases" dos países no Epcot ofercem a oportunidade de comprar produtos de 11 culturas diferentes -e até de comer- em um mesmo lugar, e a chance de surpreender alguém com um presente inusitado.
Se tiver tempo para visitar apenas uma loja, vá à do Japão ou à da China. Na chinesa, obras de arte caríssimas dividem as prateleiras com vestidos típicos de seda (a partir de US$ 68), porcelanas e graciosas placas ou biombos de vidro com figuras recortadas em cortiça ou de laca pintada. O menor biombo com figuras de cortiça custa US$ 12,98.
A loja do Japão impressiona pela variedade, de bonsais (a partir de US$ 20) a quimonos (a partir de US$ 75), passando por cerâmicas, chinelos tradicionais, tênis modernosos e prateleiras de chá, balas, chicletes, capas de celular, portas-moeda e outras miudezas.
Outro ponto que pode render compras interessantes é o "souk" do Marrocos, réplica de mercado com roupas de dançarina do ventre (por volta de US$ 70), lamparinas (US$ 69,75, a média) e tapetes (US$ 130,75). (MARINA DELLA VALLE)


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