UOL


São Paulo, segunda-feira, 20 de outubro de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Sol irradia na Tate Modern em Londres

Peter Macdiarmid/Reuters
Obra de Olafur Eliasson "ilumina' átrio da galeria de arte londrina


DA REDAÇÃO

Se o estereótipo de que os britânicos são obcecados pelo tempo é verdadeiro, a obra do artista dinamarquês Olafur Eliasson, 39, exposta na Tate Modern de Londres desde a quinta-feira passada, dará muito o que falar.
No átrio da galeria, um semicírculo enorme dá a impressão de que o Sol está mesmo ali dentro. Eliasson colocou 300 espelhos no teto e mais de 200 lâmpadas atrás de uma tela. O "Sol" é, de fato, um semicírculo -a metade de cima é criada pelos espelhos que também se estendem pelo teto da galeria, refletindo a parte de baixo.
Visitantes que entram na galeria param momentaneamente quando confrontados com o que parece ser o famoso "foggy" londrino de um final do outono ou do inverno. Na verdade, a "neblina" é uma mistura de açúcar e água que cria esse efeito.
"Usava óculos escuros e achei que estava confusa. Mas, quando eu os troquei no meio da neblina, ele [o "Sol"] ainda estava lá", diz a americana Charlene Haar, 62, enquanto fitava o enorme "Sol".
Filho de pais islandeses, Eliasson diz que falar sobre o tempo não é preocupação exclusiva dos britânicos e que todos, de alguma forma, são orientados por ele. "É uma coisa do hemisfério Norte."
O trabalho do artista, que faz parte do "Projeto do Tempo", é o quarto de uma série que contempla peças em larga escala para serem exibidas no hall da Turbine, na Tate Modern de Londres (www.tate.org.uk/modern).
A empresa Unilever fez uma doação de US$ 2 milhões por cinco anos, permitindo que a galeria mostrasse uma nova obra a cada ano até 2004. A exposição vai até o dia 21 de março do ano que vem.



Texto Anterior: Arte global: Tesouros do Tibete fazem "tour" de 2 anos pelos EUA
Próximo Texto: Museu dá a vez à arte asiática
Índice


UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.