São Paulo, quinta-feira, 21 de fevereiro de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

EX-GUIANA HOLANDESA

Refeições equivalem a passeio pela mesa asiática

Além das influências indiana, chinesa e javanesa, há as receitas holandesas, como a popular Parbo Bier

COLABORAÇÃO PARA A FOLHA, NO SURINAME

A diversidade surinamense pode ser testada à mesa. Que tal tomar café da manhã na China, almoçar na Índia e jantar em Java? Há ainda quitutes da culinária creôle e da holandesa a serem saboreados.
Pela manhã, a dica é o brunch do Spice Quest (Nassylaan 107, Paramaribo), aos domingos. O bufê oferece pratos típicos da cozinha chinesa, como os tradicionais rolinhos primavera, macarrão (chow mien) e arroz frito, sem contar os itens tradicionais do café de manhã brasileiro: café, leite e pão.
Na hora do almoço, a sugestão é um roti, panqueca indiana normalmente acompanhada de frango e batatas ensopadas no molho com curry. Os surinameses cortam a panqueca em pedaços e comem todo o prato com as mãos. Nos restaurantes fast food de comida indiana, há várias pias para que os clientes lavem as mãos antes e depois das refeições. Quem preferir pode pedir garfo e faca
Para finalizar o dia, um jantar com salto soep (sopa salgada) e bakabana (banana frita crocante) regado a molho de amendoim, tradicionais pratos da cozinha javanesa.
Importante aviso para os glutões: a comida do Suriname costuma ser bastante apimentada. Apenas o arroz branco não leva nenhum tipo de condimento, nem mesmo sal.
Os holandeses -famosos cervejeiros e criadores da Heineken- deixaram no Suriname a receita da Parbo Bier, uma cerveja pilsen que é mania nacional. Para se refrescar no clima equatorial, há ainda o rum Borgoe, o gember (suco de gengibre) e o dawet (uma mistura cor-de-rosa de leite de coco, gengibre e amido de milho).
De herança holandesa, também é possível apreciar as pannekoek, panquecas abertas com o recheio na massa. E sem pimenta. Uma sugestão é o Het Pannekoek & Poffertjescafé (Sommelsdijckstraat 11, Paramaribo), com 200 opções de sabor no cardápio.
O prato do dia-a-dia é o frango frito acompanhado de batata frita, que pode ser achado em cada esquina, no Naskip (a maior rede de frango frito do país), no McDonalds e no KFC. "Nyan switi"! (Bom apetite, em sranan tongo.)
(ANA NEIVA)


Texto Anterior: Ex-Guiana Holandesa: Floresta amazônica cobre o país
Próximo Texto: Ex-Guiana Holandesa: Zonas de garimpo levam brasileiros a morar no Suriname
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.