São Paulo, quinta-feira, 21 de abril de 2005

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

O BARRO

Ceramista dedica pousada a santa Marta

"Ela é do ramo, ela sabe como ajudar"

JULIANA DORETTO
ENVIADA ESPECIAL A PICINGUABA (SP)

Não é só o Vaticano que abriga uma Casa de Santa Marta (o hotel que acolheu os cardeais durante o conclave para a eleição do papa Bento 16). Na pequena Picinguaba, a santa também virou nome de pousada.
O homenageante é o engenheiro civil Antonio d'Miranda, que pendurou a gravata usada em suas reuniões como diretor de empresa para abrir, acompanhado de seu cachorro, Lochas, uma pousada -a Santa Martha das Pedras.
"Eu já rezava para a santa toda terça-feira, mas só descobri que ela também tinha uma estalagem, onde Jesus passava a noite a caminho de Jerusalém, quando estava pensando no nome do hotel", conta.
E o "das Pedras"? Vem da característica do terreno onde foi erguida a construção. "Quando falei para mim mesmo "Santa Martha das Pedras", caiu bem. Afinal ela é do ramo, ela sabe como me ajudar."
O arejado prédio em estilo colonial, com oito quartos, foi projetado pelo D'Miranda engenheiro, que quis construir também um refúgio para um outro D'Miranda: o ceramista.
No térreo da casa, o ateliê abriga, além de esculturas de mulheres (uma marca do artista), workshops mensais de cerâmica nos fins de semana. Por R$ 250, o participante tem direito, além da oficina, a duas diárias, com meia-pensão. O próximo ocorre no dia 18/6.
Quem não participa de um workshop também aguça seus dotes artísticos, já que qualquer hóspede pode modelar pequenas peças. "E o melhor é que a pessoa volta para buscar a peça queimada", diz, rindo.


Texto Anterior: Fim de semana / Picinguaba - 272 KM de SP: Picinguaba incita face artística do turista
Próximo Texto: A argila: "O que acontece aqui é totalmente surreal"
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.