São Paulo, segunda-feira, 21 de maio de 2001

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Reforma agregou facilidades ao navio

DO ENVIADO ESPECIAL

Não vale apenas dizer que o Costa Clássica é uma cidade flutuante cheia de pequenos luxos.
Hoje em dia, todos os transatlânticos o são. Nem mencionar o clima italiano de descontração a bordo, o que gera afinidades com o passageiro brasileiro em outros barcos da mesma empresa.
O Clássica tem sobretudo o tamanho conveniente para balançar menos em alto mar e fornecer serviços em quantidade e variedade inéditos nos barcos da mesma empresa, que entre dezembro e fevereiro fazem cruzeiros no litoral do Brasil.
Seu cassino, para quem gosta de jogo, tem cerca de 60 máquinas e dez mesas para roleta e carteado. Seu teatro é maior (750 lugares), os shows são mais ricos e variados, estilo Las Vegas nos anos 70. As quatro lojas possuem obviamente uma opção mais ampla de produtos e suvenires.
A lista pode se prolongar com outros tópicos: são 14 os aparelhos de ginástica na academia, e cabem 25 pessoas no banho turco. É também mais veloz que os navios da geração anterior. Seus quatro motores dão uma velocidade de 20 nós (38 km/h).
Ao contrário do que ocorria nos anos 70, quando a Costa Cruzeiros transportava passageiros para a Europa e não embarcava tantos cruzeiristas como agora, a tripulação não é só italiana. Há 62 nacionalidades de tripulantes. Mas o padrão é o do país do qual o barco leva a bandeira.
Esse mesmo padrão nacional se desdobra quando se trata da alimentação. O cardápio italiano equivale ao de um restaurante paulistano "cinco estrelas", com um refinamento nos molhos e uma delícia de macarrão. Os quatro andares de cozinha, junto à popa, processam diariamente 250 kg de carne e 300 kg de peixe.
Em sua recente reforma, o barco instalou um salão de internet, com seis terminais que funcionam com a tarifa de US$ 7 a cada 15 minutos de conexão.
O Costa Clássica também oferece atividades de bordo que fogem ao padrão "programa de auditório de TV", destinado a um público mais simples e que aprecia brincadeiras de fundo sexual e gosto duvidoso.
Por fim, as cabines têm um tamanho médio generoso. Possuem telefone e aparelho de TV, com a opção de nove canais transmitidos via satélite. (JBN)



Texto Anterior: Cruzeiros: Costa Clássica entra na guerra
Próximo Texto: Há barcos para diversos perfis
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.