São Paulo, Segunda-feira, 21 de Junho de 1999
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Taormina parece uma cidade de brinquedo

da enviada especial

Taormina, um dos locais mais visitados da Sicília, parece uma cidade de brinquedo encravada num promontório entre Catânia e Messina -a ponta da Sicília que chega mais perto da Itália continental. De Catânia a Taormina, a viagem de carro dura cerca de 40 minutos.
Chamada de pérola da Sicília, Taormina é um refúgio de aristocratas a 204 m de altitude, com vista para o Etna. Num dia de sol, a praia é uma opção.
No século 4º a.C., o tirano Dionísius, da cidade vizinha de Naxos, ocupou um promontório onde viviam os primeiros sicilianos.
O vilarejo foi destruído, e os habitantes foram obrigados a se mudar para o monte Taurus, que deu origem ao nome "Tauromenion" e, depois, Taormina.
A meio caminho entre Catânia e Messina, Taormina se transformou em um entreposto comercial e local de descanso dos nobres. Tem apenas 10 mil habitantes e inúmeros hotéis de luxo para a estação invernal.
Uma das atrações turísticas mais visitadas da cidade são as ruínas de um teatro grego, que ficaram célebres ao aparecer no filme "Poderosa Afrodite", de Woody Allen.
De Taormina, é possível chegar de carro até Castelmola, um vilarejo a 529 m de altitude de onde se vê o estreito de Messina (separando a Sicília da Itália continental, na região da Calábria). (FE)

Texto Anterior: Siracusa exibe cultura greco-romana
Próximo Texto: Pequenas cidades animam a costa leste
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.