UOL


São Paulo, segunda-feira, 21 de julho de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

SERRA À VISTA

Municípios serranos em Minas e no Rio dão acesso ao local
Parque se reparte entre Itatiaia e Itamonte

MARGARETE MAGALHÃES
ENVIADA ESPECIAL A ITAMONTE (MG) E ITATIAIA (RJ)

Pergunte a itamontenses e itatiaienses a qual município pertence o pico das Agulhas Negras, localizado no Parque Nacional do Itatiaia, na serra da Mantiqueira, ou a quem cabe a maior área do parque, que totaliza 30 mil hectares. Cada um deles reclamará para si, com convicção, a "posse" de um dos cinco maiores picos do Brasil, com 2.787 metros de altitude, e o título de ser o "sócio majoritário" do parque.
Querelas à parte, a mineira Itamonte, a 250 km de São Paulo, e a fluminense Itatiaia, a 330 km da capital paulista, reservam nos meses de inverno aquele gostoso friozinho de serra. Na semana passada, na parte alta do parque do Itatiaia, que fica a mais de 2.250 metros de altitude, os termômetros bateram os 2C negativos, com formação de gelo.
Para ajudar o visitante a sentir menos frio, hotéis e restaurantes em Itatiaia e em Itamonte encontraram uma solução simpática para acalorar o turista e que também contribui para o aumento da camada adiposa.
Até meados de agosto, os dois municípios oferecem festivais gastronômicos (leia na pág. F8), que privilegiam cardápios com pratos como sopas, fondues, trutas e pinhão -as sementes das pinhas marcam a paisagem das terras altas da Mantiqueira.
Além da comilança, outra forma de se aquecer é enveredando-se pelas trilhas -absolutamente limpas-, que levam a quedas-d'água na parte baixa do parque nacional, como a Poranga, o Véu da Noiva ou a Itaporani, ou seguindo os caminhos mais acessíveis até as cachoeiras de Penedo (leia mais na pág.F6).
Para quem consegue enfrentar um ritmo mais pesado e quer queimar outro tanto de calorias, a inóspita parte alta do parque, menos verdejante, mas não menos interessante, com entrada por Itamonte, guarda picos e paredões para horas de caminhada, escalada e rapel.


Margarete Magalhães hospedou-se a convite do hotel do Ypê, em Itatiaia, e do hotel São Gotardo, em Itamonte

Texto Anterior: Palácio é refúgio em Campos do Jordão
Próximo Texto: Do alto: Andrenalina é combustível na parte alta
Índice

UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.