São Paulo, segunda-feira, 21 de agosto de 2000


Envie esta notícia por e-mail para
assinantes do UOL ou da Folha
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Terra salgada é dos flamingos

DA ENVIADA ESPECIAL

San Pedro de Atacama está próximo ao salar de Atacama, um dos principais atrativos da região. É como um imenso leito seco de rio, recoberto por uma crosta de sal e minerais como lítio e potássio. São 15.620 km2 de área encravados em uma depressão entre os Andes e a cordilheira Domeyko e pontilhados por lagoas com água três vezes mais salgada que a do mar. Está a uma altitude de 2.304 m e é o maior salar do Chile.
As águas subterrâneas que descem dos Andes afloram carregando os minerais para a superfície. Nesse ambiente inóspito, desenvolvem-se microorganismos e algas, principais alimentos da fauna local, onde se destacam os flamingos e as gaivotas.
Os flamingos, que fazem seus ninhos ali, são os astros principais. Calcula-se que aproximadamente 3.500 deles vivam no local. A laguna Chaxas é o ponto indicado para observá-los.
O nascer e o pôr-do-sol são os melhores momentos para visitar o salar. É quando a mudança de luz dá toques especiais à superfície de água e sal, subitamente barrada, ao fundo, pelas montanhas.
Leve muitos filmes. Você não vai resistir à tentação de registrar cada nuance de luz, cada grupo de flamingos, cada ângulo desse inesperado mar de sal.
E não esqueça os agasalhos, principalmente se o seu plano é chegar antes do nascer do sol. Isso porque, no inverno, você vai se deparar com temperaturas abaixo de zero, que, com o surgimento do sol, podem depois subir, mas não muito. Por isso não tenha medo de exagerar: casaco, gorro, luvas, protetor labial e um protetor solar serão úteis -afinal, o sal serve como espelho refletor para o sol, aumentando o seu efeito.
Ao percorrer os 65 km que separam San Pedro da laguna Chaxas, você vai passar bem perto dos vulcões. O mais imponente é o Licancabur, que parece dominar a paisagem. Lascar, Putana e Tatio são vulcões ainda ativos. A última erupção registrada na região foi em 93, do Lascar.

Gêiseres e termas
Os gêiseres do Tatio, a 97 km de San Pedro e a uma altitude de 4.321 m, são outra atração bastante procurada. Ao amanhecer, o contato entre um rio subterrâneo e o magma proveniente do Tatio provoca explosões de água e vapor, a uma temperatura de 85C, que chegam a atingir seis metros de altura.
As termas de Puritama, a 32 km do povoado, oferecem um contraste inusitado com as suas piscinas naturais de águas sempre quentes -30C, em média-, não importando qual seja a temperatura ambiente. É possível banhar-se nessas águas, que nascem nas montanhas e são aquecidas durante o trajeto, ao passarem próximo aos vulcões.
As visitas podem incluir ainda povoados vizinhos, como Toconao (38 km de San Pedro), Camar (86 km) e Socaire (100 km). (RV)


Texto Anterior: Chile árido: Atacama não é mais restrito a mochileiros
Próximo Texto: Iglus de barro emergem de aldeia soterrada
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.