São Paulo, quinta-feira, 21 de outubro de 2010

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Sobrados e ruas do Pelourinho unem religiões e culturas

Tombado pela Unesco e localizado no centro histórico da capital baiana, o lugar já esteve bastante degradado

Entre outras atrações, roteiro leva à Fundação Casa de Jorge Amado e à igreja Nossa Senhora do Rosário dos Pretos

DA ENVIADA A SALVADOR

Atração principal de Salvador, o Pelourinho passou por um processo de restauro e, agora, surpreende mesmo o turista mais exigente.
Os sobrados coloridos e em estilo colonial, construídos sobre o chão de pedra, rendem um bom passeio -e cansativo, já que, na região do Pelourinho, Salvador é feita de subidas e descidas.
Tombado pela Unesco, o local, que fica no centro histórico da capital, já foi bem degradado. Nos anos 60 era ponto de prostituição, mas, com a revitalização, tornou-se um ponto que reúne arquitetura, cultura, gastronomia e igrejas maravilhosas.
O ditado que afirma que em Salvador há uma igreja para cada dia do ano parece ser verdadeiro no miolo do Pelourinho, onde em cada esquina há uma igreja.
A de São Francisco é a mais impressionante. Com quilos de ouro decorando o interior, a igreja construída no século 18 tem atualmente um anexo, onde funciona um museu com peças sacras.
Passeando no sentido da Fundação Casa de Jorge Amado o turista encontra o Centro Cultural Solar do Ferrão, que abriga três coleções: de arte sacra -Museu Abelardo Rodrigues-, de arte africana -coleção Claudio Masella-, e de arte popular -coleção Lina Bo Bardi. A mostra Panáfrica reúne máscaras e outros objetos africanos, como estatuetas.
Continue descendo, vendo cabeleireiros atendendo nas ruas e calçadas, até a Fundação Casa de Jorge Amado. O escritor não morou ali, mas o imóvel abriga painéis com informações e curiosidades sobre a obra do baiano.
Lindo, lindo, lindo. Assim é o Pelourinho. Mas, como nada é perfeito, você precisará de paciência com os vendedores de fitinhas do Senhor do Bonfim, que tentam amarrá-las nos pulsos dos turistas, para depois obrigá-los a comprar. Ou você diz enfaticamente desde a abordagem que não está interessado ou compra uma dúzia delas no primeiro dia de viagem e já amarra uma no pulso.
Sobre a segurança, há policiamento, mas nunca é demais ficar atento.

ESPERA
A igreja Nossa Senhora do Rosário dos Pretos, onde ocorre às terças a missa da benção, está em restauro, mas deve reabrir em dezembro. (LUISA ALCANTARA E SILVA)

IGREJA SÃO FRANCISCO
Praça Anchieta, s/nº; tel.: 0/xx/ 71/3322-6430

CENTRO CULTURAL SOLAR FERRÃO
Rua Gregório de Matos, 45; tel.: 0/xx/ 71/3117-6357; de terça à sexta, das 10h às 18h, sábado e domingo, das 13h às 17h (fecha nos feriados); entrada gratuita

FUNDAÇÃO CASA DE JORGE AMADO
Lgo. Pelourinho, s/nº; tel.: 0/ xx/ 71/3321-0070; seg. à sex. ( 9h às 18h), sáb. (10h às 16h); gratuito; www.fundacaojorgeamado.com.br


Texto Anterior: Capital baiana se prepara para a chegada do verão
Próximo Texto: Pôr do sol no Solar do Unhão reflete clima da cidade
Índice | Comunicar Erros



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.