São Paulo, quinta-feira, 21 de outubro de 2010

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

PLANET@ LETRA

Livros preparam viajante para cruzeiros

Volumes esmiúçam viagens em navios, trazendo dicas práticas sobre a vida a bordo

DE SÃO PAULO

A temporada de cruzeiros 2010/2011 já começou no Brasil, e a oferta de passeios nos transatlânticos são variadas. Mas qual o melhor cruzeiro para cada perfil de turista? Como é o dia a dia dentro do navio? Como aproveitar as horas em terra?
O recém-lançado "Pequeno Livro de Cruzeiros", de Mari Campos, aborda vários itens de maneira sucinta, e seu formato pequeno facilita na hora de encontrar lugar para ele na bagagem.
Já de saída, o volume fala sobre os diferentes tipos de cruzeiro e como escolher o que melhor se adapta ao seu perfil de viajante.
Uma dica é não escolher a viagem com base apenas nos destinos que fazem parte do roteiro, e sim levar em conta o tipo de transatlântico que fará o percurso.
De acordo com a autora, os navios maiores costumam oferecer mais opções de entretenimento, mas o grande número de passageiros torna menor a interação a bordo.
Os navios menores em geral têm menos opções de entretenimento, mas costumam valorizar as escalas e o serviço dos tripulantes.

DETALHADO
Já o livro "Cruzeiros Marítimos", de Ricardo Amaral, diretor da Royal Caribbean e presidente da Abremar (Associação Brasileira de Representantes das Empresas Marítimas), foi lançado há alguns anos, mas vale a pena ser lido por quem está planejando seu cruzeiro.
O livro é um guia bastante completo sobre as viagens em transatlânticos, incluindo um breve histórico desse tipo de viagem e comentários sobre os principais portos e destinos do mundo.
Entre as dicas para escolher o cruzeiro ideal para o perfil do viajante estão, além do destino e do tipo de navio, o tipo de lazer procurado, o grau de formalidade desejado, padrões de alimentação e o tipo de pessoa que o viajante deve encontrar. Uma vez embarcado, o turista se depara com os detalhes da vida a bordo, que são bem explicados pelo autor.
Gorjetas, atendimento médico a bordo, serviços -como o de lavanderia- e qual roupa usar no navio fazem parte desse capítulo.
O livro ainda detalha a estrutura de um navio de cruzeiros e sua organização de serviços, como os turnos para refeições -primeiro ou segundo-, que deve ser escolhido pelo passageiro. Além de dicas para reservar a viagem de navio e fazer o pagamento, o livro também traz breves perfis de várias companhias que operam cruzeiros, incluindo as que trazem transatlânticos ao Brasil, como a Costa Cruzeiros. Após a leitura desses dois volumes, quem deseja fazer um cruzeiro tem as informações de que precisa para escolher sua viagem perfeita.

Pequeno Livro de Cruzeiros
Mari Campos
EDITORA Verus
QUANTO R$ 12,90 (160 págs.)

Cruzeiros Marítimos
Ricardo Amaral
EDITORA Manole
QUANTO R$ 63,90 (296 págs.)


Texto Anterior: Tumba em Xian terá novas escavações
Próximo Texto: Overbook
Índice | Comunicar Erros



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.