São Paulo, quinta-feira, 21 de dezembro de 2006

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Relíquia de santo está em Bari, na Itália

THIAGO MOMM
DA REDAÇÃO

No começo do ano 1087, três navios mercantes pararam em Mira a caminho de Bari. Ao visitar o túmulo de Nicolau, que foi bispo e se tornou santo em Mira, os monges mostraram a eles de onde o "manna" -líqüido que saia da cripta- era extraído.
Os marinheiros perguntaram onde estava o corpo do santo. Os monges, ingênuos, mostraram. Os moradores de Bari quebraram o túmulo com uma barra de ferro, levaram os ossos para o barco e fugiram. Esse fato passou a ser comemorado na cidade italiana com um festival todos os anos, antes em 9 de maio e, hoje, 13 dias mais tarde, no dia 22.
Em 2005, o papa Bento 16 escolheu Bari como primeira viagem do seu papado. Visitou a catedral, sinalizando aproximação com os ortodoxos. "Nesta cidade, que abriga as relíquias de São Nicolau, quero confirmar minha vontade de assumir o compromisso de trabalhar para reconstruir a plena e visível unidade de todos os fiéis de Cristo", afirmou o pontífice, na ocasião.


Texto Anterior: Natal presente: São Nicolau fez fama por se desfazer de riqueza
Próximo Texto: Natal presente: Renas aparecem na estrada e no prato
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.