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HOTELARIA
Alta do dólar não afasta os projetos de expansão em solo nacional
Cinquentão no mundo,
Club Med investe no Brasil
SILVIO CIOFFI
Editor de Turismo
Às vésperas de completar 50
anos, o Club Med comemora duas
décadas de Brasil e, apesar da alta
do dólar -ou talvez por causa dela- , aposta no crescimento da taxa de ocupação de seus villages.
Para Janyck Daudet, 42, presidente do Club Med para a América
do Sul, os resorts do grupo instalados na ilha de Itaparica (BA) e em
Rio das Pedras (RJ) devem receber
61 mil hóspedes em 1999. No ano
passado, esses dois villages totalizaram 59 mil hóspedes, com taxa
média de ocupação de 72%.
Ancorado numa filosofia que data do pós-Guerra, o Club Med implantou cerca de 120 resorts em 36
países (leia texto na pág. seguinte).
Hoje controlado pela holding da
Fiat, que detém 19% de suas ações,
o Club Med conserva essa filosofia,
mas investe na sofisticação dos villages e numa campanha unificada
de publicidade que, a partir da
França, seu país de origem, vai invadir o mundo da hotelaria.
Baseada na emoção e na "redescoberta" -conceito que, em hotelaria, significa atrair clientes habituais-, a campanha também servirá para lançar novos produtos.
Dentre eles, a novidade maior
talvez seja a criação em Paris, no
ano 2000, do primeiro Mini Club
Med, um village para quem quer
aproveitar a estrutura de esportes e
lazer de um resort sem, no entanto,
dormir no local.
No início, Itaparica
Primeiro resort do Club Med no
Brasil, o village de Itaparica fica a
cerca de uma hora de ferry-boat de
Salvador e tem 330 bangalôs dotados de banheiro, ar-condicionado,
frigobar, cofre e telefone.
Mas é o imenso coqueiral, a piscina de perder o fôlego, o campo de
golfe de 9 buracos, a escola de circo
e a possibilidade de praticar (sem
custo adicional) esportes tão díspares como arco e flecha, tênis e
vela que distingem esse resort.
Classificado como três tridentes
numa escala que vai de um a quatro, o village de Itaparica tem ainda
um enorme centro de convenções.
Sua receita deu tão certo que a direção do Club Med já está anunciando para o ano que vem a construção de mais um village na Bahia, provavelmente em Trancoso.
O novo resort, concebido para
obter a classificação máxima de
quatro tridentes -a mesma do village de Rio das Pedras-, deve
consumir recursos da ordem de
US$ 21 milhões.
Concluído, o novo resort baiano
deverá ser o terceiro empreendimento do grupo na América do Sul
- e, por uma feliz coincidência,
será o terceiro Club Med em território brasileiro.
Silvio Cioffi viajou a convite do Club Med.
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