São Paulo, segunda-feira, 22 de abril de 2002

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Norte de Oahu é mais tradicional

DO ENVIADO ESPECIAL

O lado B de Oahu, chamado de North Shore, em nada lembra o agito da face sul da ilha, onde ficam Waikiki e a Diamond Head.
Dominada por fazendas como a Dole Plantation, onde se planta abacaxi, e a Matsuda Farm, que cultiva melancia, taro e papaia, a face norte, que dista 61 km de Waikiki numa viagem por estradas bem pavimentadas, é também a capital mundial do surfe.
No final do ano, quando as grandes ondas quebram no North Shore, a praia de Sunset e a baía de Waimea, visíveis da estrada Kamehameha Highway, são invadidas por surfistas experientes.
Nas outras épocas, a ondulação desaparece e a costa se presta à prática de esportes como pesca, mergulho e natação.
Vale passar na cidadezinha rústica de Haleiwa, na direção oeste, onde estão lojas à moda antiga, pequenos restaurantes e uma infinidade de lojas de surfe.
A próxima parada é Waialua, onde um velho engenho e o Waialua Coffee Visitors Center mostram um Havaí ainda dominado por fazendas do tipo "plantation" e montanhas que se tornaram zonas de proteção ambiental. (SC)


Texto Anterior: Feitiço Havaiano: Arquipélago conserva suas praias e florestas
Próximo Texto: Paisagem compensa subida a vulcão
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.