São Paulo, segunda, 22 de junho de 1998

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

BELEZAS
Sul oferece variedade

da Equipe de Articulistas

A geopolítica italiana inclui, no sul do país, além da Sicília e da Sardenha, as regiões abaixo de Roma: Abruzo, Molise, Calábria, Campanha, Basilicata e Puglia, cada uma com pontos de interesse turístico.
No Abruzo merece ser visto o parque nacional. Molise, criado como região autônoma em 1970, resultou da divisão do Abruzo, e sua capital, Campobasso, é o principal pólo turístico. Na Campanha está um dos núcleos mais importantes da história da humanidade, com as ruínas de Herculano e Pompéia, as ilhas de Capri e Ischia, a Costa Amalfitana, entre outras.
No extremo meridional a Calábria tem belas praias, especialmente Tropea e Pizzo, menos conhecidas. Tem também Sibari, cujos habitantes deram origem ao termo sibarita (aquele que vive dedicado aos prazeres, à riqueza). Em Venosa, na Basilicata, o cartaginês Aníbal viu terminarem seus sonhos de dominar Roma. As "sassi", habitações erguidas sobre as rochas, devem ser vistas em Matera. Na Puglia, são inesquecíveis a construção cônica em pedras sobrepostas dos "trulli" de Alberobello e a beleza do golfo de Taranto. ( WC)



Texto Anterior | Próximo Texto | Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.