São Paulo, segunda, 22 de junho de 1998

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

ILHA DA FANTASIA
Outra atração histórica é o forte Nassao, que oferece ampla visão das refinarias de petróleo do local
Areia de sinagoga simboliza deserto israelita

do enviado especial a Curaçao

Curaçao reúne atrações históricas, religiosas e naturais.
A Mikve Israel é a mais antiga sinagoga em atividade nas Américas. Foi fundada em 1732 por judeus fugidos de Portugal e da Espanha. O chão do templo religioso é coberto de areia branca. Alguns dizem que é para lembrar os locais onde os judeus rezavam, evitando que fossem ouvidos.
Há quem diga que a areia simboliza o deserto dos israelitas e a promessa de Deus a Abraão de que seus descendentes seriam incontáveis como os grãos de areia.
Outro ponto histórico que merece visita é o forte Nassao, construído em 1796. Hoje ele abriga um restaurante e uma danceteria. Fica a 60 m do nível do mar, no topo do monte Ararat, dando ampla visão do porto de Curaçao e das refinarias de petróleo da cidade.
Quem quiser conhecer as espécies animais nativas da ilha deve visitar o parque nacional, onde há pumas, avestruzes, flamingos.
A caverna de Hato Caves, constituída de pedras calcárias, possui estalactites, lagoas naturais e é habitada por morcegos e iguanas. Em uma de suas lagoas, os visitantes fazem pedidos atirando moedas, que são recolhidas por entidades filantrópicas da região.
À noite, é possível arriscar a sorte nos cassinos ou dançar ao som da tumba. Jantares também são interessantes, pois a culinária local é variada, com forte influência da Indonésia, América Latina, Itália, França e China. Experimente a sopa de iguanas ou a de cáctus. ( VSS)



Texto Anterior | Próximo Texto | Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.