São Paulo, segunda, 22 de junho de 1998

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Descalços atravessavam ponte de graça

do enviado especial

Willemstad, capital das Antilhas Holandesas e maior cidade de Curaçao, é dividida entre Punda e Otrobanda. Ambas são ligadas pela ponte Emma, que é flutuante e abre e fecha cerca de 30 vezes por dia para a passagem de navios. Quando a ponte está aberta, balsas atravessam o canal gratuitamente.
A "dama", como a ponte é conhecida pela população, foi construída em 1888. Seu idealizador, o cônsul norte-americano Leonard Burlington Smith, fez um bom negócio ao cobrar um pedágio, que devia ser pago apenas pelos ricos, que podiam comprar sapatos.
A medida, porém, acabou prejudicando as pessoas mais pobres. Elas usavam sapatos emprestados para não aparentar pobreza e os ricos, para poupar, os tiravam.
Perto dali, ao longo do canal, há um mercado flutuante, onde um grande número de escunas fica ancorado. Embora ali seja comercializado um pouco de tudo, os principais produtos dessa feira peculiar são as frutas tropicais, os legumes e os condimentos, a maioria trazida da Venezuela. ( VSS)



Texto Anterior | Próximo Texto | Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.