São Paulo, segunda, 22 de junho de 1998

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

POR DENTRO DE BELO HORIZONTE
Turista se sente em casa no Xapuri de Minas Gerais

da enviada especial a Minas Gerais

A cozinha do Xapuri, um dos restaurantes mineiros mais típicos de Belo Horizonte, é, ironicamente, comandada por uma paulista descendente de italianos. Mas nada leva o cliente a suspeitar disso.
A decoração, a comida e o acolhimento dos funcionários fazem com que os turistas se sintam na casa de uma família mineira. A cozinha fica aberta, com panelas sobre o fogão à lenha.
Nas mesas, pelo menos três qualidades de pimenta e três de farinha. Como sobremesa, o comensal pode escolher entre pelo menos 20 opções de doces tipicamente mineiros: de leite, de abóbora, de abacaxi com coco e vários tipos de compota de frutas.
No cardápio, tutu de feijão, lombo de porco, picanha. Como tira-gosto, linguiça acebolada, pão de queijo, bolinho de macaxeira (ou aipim, ou mandioca) com queijo. Todas as porções são generosas, algumas dão para quatro pessoas. Para esquentar tudo isso, a típica cachaça de Minas Gerais. Outros pratos, como leitão e nhoque com frango, podem ser feitos sob encomenda.
Entre as mesas, violeiros e sanfoneiros lembram as histórias de "Chico Mineiro" e "O Menino da Porteira" e tocam outras modas do gênero, animando os clientes e as crianças que ficam brincando no gramado.
O Xapuri está completando dez anos. Sem querer, a proprietária Nelsa Trombino acertou em cheio ao batizar o restaurante.
Na época, ela queria construir um local que tivesse ares de fazenda e, ao realizar uma pesquisa, encontrou a palavra Xapuri, o nome da propriedade de um parente. O significado de Xapuri é exatamente o que ela queria transmitir aos clientes: paz, rio manso.
Pouco tempo depois da inauguração do restaurante, Chico Mendes foi assassinado em um outro rio não tão manso, a cidade de Xapuri, no Acre.
A coincidência trouxe notoriedade à dona Nelsa porque a imprensa acreditou que ela havia feito uma homenagem ao líder seringueiro.
Devido a esse acaso, um personagem que fez história no Acre é lembrado, mesmo que superficialmente, cada vez que um turista entra num restaurante de Belo Horizonte. (MARISTELA DO VALLE)
Xapuri - Rua Mandacaru, 280, tel. (031) 496-6198.



Texto Anterior | Próximo Texto | Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.