São Paulo, segunda-feira, 22 de julho de 2002

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Prainhas são brinde de cascatas

FREE-LANCE PARA A FOLHA

Diamantina está no alto da serra do Espinhaço, na bacia hidrográfica do rio Jequitinhonha, o que lhe garante um extenso planalto irregular, com apenas 20% de área plana e 20% ondulada. Essa característica favorece o surgimento de várias quedas-d'água.
A vegetação que cobre a região é a caatinga arbórea, representada pelos campos rupestres, onde predominam as gramíneas e a planta conhecida como sempre-viva. Também ocorrem na região alguns vestígios do cerrado, representado por árvores de baixo porte e tortuosas.
Uma das cachoeiras mais belas a que o turista tem acesso é a da Sentinela, com pelo menos sete pequenas cascatas e diversas prainhas formadas a partir delas.
A cachoeira fica a 7 km do centro de Diamantina, no caminho de Biribiri, onde está localizada uma fábrica têxtil desativada que, durante o Carnaval, hospeda turistas. Nos finais de semana, costuma ser ponto de encontro de diamantinenses no bar que ali funciona operado por um dos funcionários que tomam conta das terras onde fica o imóvel.
A gruta do Salitre, toda de quartzito, tem aspecto de castelo medieval e uma imponência que chama a atenção. Por sua boa acústica, o local já foi palco de concertos musicais.
A cachoeira da Toca fica a 5 km de Diamantina e tem uma queda livre de 20 m. Para quem não sabe nadar, seu poço fundo é perigoso. A própria trilha que leva à cachoeira agrada, devido à sua areia branca e fofa, além da bela paisagem da chegada à queda-d'água.
Outra opção é a cachoeira dos Cristais, a 14 km do centro da cidade. Com uma série de três quedas, oferece uma grande piscina de águas naturais. (MD)


Texto Anterior: Xica da Silva também é lembrada na cidade
Próximo Texto: Pacotes para Diamantina
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.