São Paulo, segunda-feira, 22 de julho de 2002

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

EXPO 02

Público pode tirar ouro de instalação sobre a importância do dinheiro em "artplage" de Biel

Visitante pode levar pedaço da obra

DO ENVIADO ESPECIAL À SUÍÇA

Ao contrário do que acontece na maioria dos museus de arte, a Expo 02 permite que seus visitantes levem para casa pedaços de algumas de suas obras.
É o caso da instalação "Dinheiro e Valor - o Último Tabu", da "artplage" de Biel-Bienne, localizada em uma ponta do lago Biel. O público pode levar como recordação um pouco do ouro que cobre a caixa de 20 m de altura, em cujo interior discute-se o verdadeiro valor do dinheiro.
Já o objetivo da instalação "Final Feliz" é, segundo os organizadores, fazer com que o público saia de lá se sentindo mais feliz. Em um determinado momento, o visitante recebe um prato, escreve nele e pode quebrá-lo na parede para se livrar daquilo que não deseja ou para realizar um pedido.
No final do passeio pela instalação, o visitante desce por um escorregador gigante e veloz, terminando assim a sua diversão.
Ainda em Biel fica a instalação "Estranhos no Paraíso", que leva duas pessoas por vez em um carrinho de supermercado, como se fossem crianças, por um passeio pela história cultural da Suíça. Os "passageiros" têm a sensação de estar numa montanha-russa.

Energia e equilíbrio
Na "artplage" de Yverdon-les-Bains, localizada às margens do lago Neuchâtel, o maior da região, a instalação "Magia da Energia" apresenta um show performático no qual uma pessoa controla o movimento da água com as mãos.
Já a instalação "Palácio do Equilíbrio" tenta mostrar que o futuro do homem depende da sua habilidade de chegar a um meio-termo entre uma sociedade preocupada e responsável, uma economia eficiente e um ambiente intacto.
No primeiro andar dessa instalação, uma projeção de vídeo numa meia-esfera mostra inúmeras imagens dramáticas relacionadas à sociedade. Já no andar superior, na outra metade da esfera, as imagens projetadas estão relacionadas ao ambiente.
(FLÁVIO FLORIDO)


Texto Anterior: Expo 02: Praias de arte levam suíços à reflexão
Próximo Texto: Carouge é complemento de Genebra
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.